Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nvidia e GM anunciam acordo para IA, fábricas e veículos de última geração
Publicado 18/03/2025 • 15:19 | Atualizado há 9 meses
Millennials casados enfrentam o ‘precipício do divórcio cripto’; entenda
Veja os 10 empregos sazonais mais buscados agora, segundo a Monster
Governo Trump perdoa multa milionária de companhia aérea americana; entenda
Fed deve cortar juros em dezembro e redesenhar estratégia de bancos centrais no mundo
Reino Unido mira ‘nova era nuclear’, mas esbarra em falhas estruturais e disputa global por tecnologia
Publicado 18/03/2025 • 15:19 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
GM e Nvidia vão trabalhar juntas no desenvolvimento de IA e alta tecnologia para computação em veículos e fábricas
Reprodução/Nvidia
Na tarde desta terça-feira (18), durante o evento GTC 2025, a General Motors e a Nvidia concordaram com uma colaboração estratégica que inclui a utilização de diversos produtos e serviços de inteligência artificial pela montadora.
Segundo o CEO da Nvidia, Jansen Huang, as novas iniciativas incluem construir sistemas personalizados de inteligência artificial usando plataformas de computação da Nvidia, incluindo “Omniverse with Cosmos”, para otimizar o planejamento de fábrica e a robótica da GM.
A GM tem usado unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA em várias áreas, incluindo simulação e validação. O novo negócio se expande para hardware de veículos, design de plantas automotivas e outras operações, disseram as empresas.
Huang apresentou detalhes sobre o mais novo chip de inteligência artificial da empresa durante a conferência anual de desenvolvedores, a GTC. O evento tem sido chamado como “Super Bowl da Inteligência Artificial”.
“No ano passado, foi a primeira vez que voltamos a fazer isso ao vivo, e parecia um show de rock”, disse Huang. “O GTC foi descrito como o Woodstock da Inteligência Artificial e, este ano, estão chamando de Super Bowl da IA. A diferença é que aqui todo mundo sai ganhando.”
A Nvidia tem sido importante na evolução da IA. Isso, inclusive, fez com que, nos últimos três anos, as ações da empresa mais que quadruplicarem de valor. Huang ainda destacou que o avanço da inteligência artificial depende de três questões principais: dados, treinamento e escala. “A IA é uma ciência baseada em dados. Ela precisa aprender com informações e ganhar experiência digital”, disse.
“Depois, é necessário treinar os modelos de forma eficiente, sem depender do tempo humano. E, por fim, precisamos escalar, criando algoritmos que fiquem mais inteligentes conforme recebem mais recursos”, acrescentou.
Huang também comentou sobre os avanços no raciocínio das IA’s, ressaltando que, há dois anos, os modelos ainda apresentavam dificuldades para responder corretamente a muitas perguntas. “Hoje, temos IAs capazes de raciocinar passo a passo, utilizando técnicas como cadeia de pensamento e verificação de consistência”, disse. “Elas dividem problemas complexos em etapas menores, tornando o raciocínio mais eficiente.”
No entanto, o aumento na demanda também resulta em desafios. “Sabemos que a IA está passando por um ponto de inflexão. Ela se tornou mais útil e mais utilizada. Percebemos isso quando usamos o ChatGPT e precisamos esperar mais para obter uma resposta, porque muito mais gente está acessando”, disse Huang. “O poder computacional necessário para treinar e operar esses modelos aumentou drasticamente. Para evitar esperas longas, precisamos de uma computação 10 vezes mais acelerada.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?
2
Governo recorre à Caixa para destravar empréstimo bilionário aos Correios
3
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
4
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão