‘O profissional do futuro é, antes de tudo, um ser humano do futuro’, diz especialista em inovação e tecnologia
Publicado 05/03/2025 • 01:13 | Atualizado há 2 meses
Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro
Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem
Fundos da SoftBank registram prejuízo anual com ganhos de investimento reduzidos em 40%
Acordo EUA e China: pausa tarifária significa novo aumento nas remessas de carga e preços mais altos
McDonald’s anuncia planos para contratar 375 mil trabalhadores
Publicado 05/03/2025 • 01:13 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Michele Schneider, especialista em inovação e tecnologia, falou sobre as competências necessárias para o profissional do futuro. Com experiência em empresas como Google, TikTok e LinkedIn, Michele destacou a importância de combinar habilidades técnicas com inteligência emocional e letramento tecnológico, que, segundo ela, se tornou essencial para não ficar para trás no mercado de trabalho.
Schneider, que recentemente se dedicou à educação corporativa e está prestes a lançar seu livro O Profissional do Futuro, comentou sobre sua palestra no TEDx, que viralizou por seu impacto emocional. “Eu falo muito do impacto da tecnologia nas carreiras, trazendo dados, mas também toco no lado humano. O profissional do futuro é, antes de tudo, um ser humano do futuro”, afirmou.
Em relação às competências necessárias, ela ressaltou que o profissional do futuro precisa combinar hard skills e soft skills. “O letramento tecnológico se tornou uma das habilidades mais importantes. Se não dominar a tecnologia, o profissional pode ficar para trás”, explicou.
Schneider também enfatizou a importância de habilidades comportamentais como criatividade, aprendizado contínuo e inteligência emocional. Para ela, a criatividade pode ser aprendida e desenvolvida. “A criatividade está em todos nós, mas muitas vezes a sociedade e a escola nos direcionam para um lado mais racional. Ao expandirmos nosso repertório, nos tornamos mais criativos”, afirmou.
Ela também falou sobre a velocidade das mudanças tecnológicas e como os profissionais precisam se reinventar constantemente. “A sociedade atual exige que a gente se reinvente várias vezes ao longo da vida para continuar relevante no mercado de trabalho”, disse.
Ela alertou ainda sobre a importância da saúde mental nesse processo, afirmando que, sem ela, não será possível enfrentar os desafios impostos pela constante transformação. “A saúde mental é fundamental para lidar com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e com a reinvenção profissional”, afirmou.
Por fim, Michele deu um conselho para as mulheres no mercado de trabalho: “Se autoconhecer é libertador. Quando a gente sabe quem somos e o que é sucesso para a gente, conseguimos tomar decisões mais alinhadas com nossos próprios objetivos”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brazilian Week 2025: autoridades e executivos destacam potencial do Brasil para investimentos
Trump anuncia US$ 600 bilhões de investimentos da Arábia Saudita
Para driblar juro alto, Volkswagen aceita até grãos como pagamento; veja entrevista com Ciro Possobom, CEO da empresa
Brazilian Week: Eduardo Leite fala da importância da despolarização política e potencial de investimentos no RS
Telefônica Brasil tem lucro líquido de R$ 1,058 bilhão no 1º trimestre, alta de 18,1% em um ano