CNBC
Celular em cima de uma mesa,com a tela aberta no Gemini

CNBCApple se alia ao Google Gemini para reinventar a Siri com inteligência artificial

Tecnologia & Inovação

Pedro Batista analisa impacto do ChatGPT Health na medicina personalizada

Publicado 13/01/2026 • 16:23 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A integração entre inteligência artificial e o setor de saúde ganha um novo capítulo com o ChatGPT Health.
  • Ferramenta que busca ampliar o protagonismo dos pacientes por meio da análise de dados médicos, afirmou Pedro Batista.

A integração entre inteligência artificial e o setor de saúde ganha um novo capítulo com o ChatGPT Health, ferramenta que busca ampliar o protagonismo dos pacientes por meio da análise de dados médicos, afirmou Pedro Batista, médico, empresário e CEO da Horuss AI, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Ele ressaltou que a estratégia da desenvolvedora foca na coleta voluntária de informações para alimentar o sistema. “O que a OpenAI está buscando agora é justamente, a partir do livre-arbítrio dos próprios pacientes, que esses dados de múltiplas bases, ou seja, o dado do seu relógio, o dado do seu celular e o dado dos seus exames realizados, possam chegar de maneira espontânea”, explicou.

Apesar da inovação, o especialista apontou que ainda existem incertezas sobre o uso dessas informações sensíveis pela empresa. “Existem algumas características um pouco ainda na penumbra, pois eles colocaram que não vão utilizar esses dados para treinamento dos agentes. Ficou uma coisa sem muita clareza e provavelmente nos próximos meses a gente vai começar a entender as entrelinhas”, ponderou Pedro Batista.

Leia mais:
OpenAI adquire startup de saúde Torch para integrar dados médicos em IA

Sobre os benefícios práticos, o CEO da Horuss AI acredita que a tecnologia permitirá um acompanhamento terapêutico muito mais preciso e personalizado. “Se eu consigo colocar a minha prescrição de remédios junto com os meus exames e atividades rotineiras, essa IA, que agrega múltiplos protocolos assistenciais das principais associações de medicina do mundo, vai dar uma indicação mais apropriada de como estou me saindo”, afirmou.

Quanto à chegada do recurso ao mercado nacional, o médico destacou que o país ainda precisa superar barreiras técnicas de infraestrutura digital. “Como o Brasil ainda está passando por um amadurecimento desse grau de informações, assim que a OpenAI liberar o Health aqui, os padrões mais adequados vão estar relacionados aos gadgets, pois há dificuldade dos sistemas brasileiros serem incorporados de maneira segura”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;