Pequim aposta na DeepSeek para impulsionar IA e encontrar novos motores de crescimento
Publicado sex, 21 fev 2025 • 9:56 AM GMT-0300 | Atualizado há 19 horas
Publicado sex, 21 fev 2025 • 9:56 AM GMT-0300 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Deepseek.
Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
A rápida ascensão da DeepSeek no setor de modelos de linguagem avançados deu à China uma ferramenta poderosa para impulsionar a adoção da inteligência artificial no país e estimular o crescimento econômico.
Embora o Goldman Sachs estime um impacto positivo de longo prazo entre 0,2 e 0,3 ponto percentual no PIB da China até 2030, o banco espera que os primeiros efeitos dessa adoção já comecem a aparecer na economia a partir do próximo ano, à medida que a automação baseada em IA aumente a produtividade.
“O recente surgimento da DeepSeek… sugere um desenvolvimento e adoção da IA na China mais rápidos do que prevíamos anteriormente”, afirmaram economistas do banco de Wall Street.
Leia também:
O entusiasmo em torno da DeepSeek também se reflete na forte alta das ações chinesas. O índice MSCI China já subiu mais de 21% desde sua mínima em janeiro, segundo dados da LSEG.
A ascensão da startup está levando a uma reavaliação da “investibilidade” da China, após um período prolongado de menor interesse, afirmou o Morgan Stanley em relatório nesta semana.
“A DeepSeek demonstra que a China está na vanguarda ou próxima da vanguarda do desenvolvimento de IA, o que aumenta o prestígio da economia e do ecossistema tecnológico do país, tornando-os mais atraentes para investidores globais”, disse Gabriel Wildau, diretor-gerente da Teneo.
O lançamento pela empresa de um modelo de IA mais eficiente e acessível veio como um reforço oportuno para a confiança no setor, em um momento em que a liderança chinesa enfrenta um cenário econômico desafiador, em parte devido à crise no mercado imobiliário, além do temor de uma intensa guerra comercial com os Estados Unidos.
O modelo de raciocínio R1 da DeepSeek tem sido elogiado por sua capacidade de igualar ou até superar as principais ofertas globais de IA, mesmo rodando em chips mais baratos e menos sofisticados. Por ser de código aberto, o modelo pode ser adaptado por desenvolvedores externos para aumentar significativamente a eficiência com custos operacionais menores.
A startup também está transformando o ecossistema de IA da China, com entidades estatais e grandes empresas de tecnologia – incluindo concorrentes – aproveitando sua arquitetura aberta.
“O ritmo e a escala da adoção de IA na China estão incrivelmente rápidos neste momento, e essa tendência não está desacelerando”, afirmou Wei Sun, analista principal de inteligência artificial na Counterpoint Research.
Em uma reunião cuidadosamente organizada nesta semana, o presidente chinês, Xi Jinping, cumprimentou calorosamente o fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, e concedeu a ele um assento de destaque ao lado dos líderes das maiores empresas privadas do país.
O gesto mostrou que Pequim está disposta a apoiar a empresa, disse Huiyao Wang, fundador e presidente do think tank Centro para China e Globalização.
“A DeepSeek representa exatamente o que Pequim quer ver como ‘força produtiva de nova qualidade’, um conceito promovido por Xi no ano passado, que aposta em avanços tecnológicos para impulsionar o crescimento e a produtividade da economia”, acrescentou Wang.
No ano passado, a liderança chinesa prometeu um “salto adiante” ao incentivar novos motores de crescimento baseados na inovação em setores avançados, como IA e semicondutores. A medida veio após os controles de exportação dos EUA sobre equipamentos e chips de ponta dificultarem os avanços tecnológicos do país.
Com o sinal verde de Pequim, um número crescente de governos locais, desde Hohhot, no norte da China, até Guangzhou e Shenzhen, no sul, está implementando “servidores públicos” baseados na DeepSeek para automatizar a gestão pública, lidando com tarefas como trâmites administrativos e serviços gerais à população.
Pelo menos três operadoras estatais de telecomunicações também adotaram o modelo de IA nas últimas semanas.
Empresas privadas também estão testando a nova tecnologia para aumentar a produtividade. Montadoras, instituições financeiras, fabricantes de smartphones e operadoras de computação em nuvem – incluindo Alibaba, Huawei e Tencent – correram para integrar a DeepSeek em suas operações nas últimas semanas.
“Com a DeepSeek se tornando um nome global em questão de semanas, Pequim está aproveitando a oportunidade para destacar os campeões tecnológicos da China e demonstrar a resiliência e a inovação do setor diante das restrições lideradas pelos EUA”, disse Reva Goujon, diretora do Rhodium Group.
Economistas, no entanto, alertam que a velocidade da adoção da IA na China precisa ser “gerenciada com cuidado”, pois o país já enfrenta um mercado de trabalho enfraquecido e uma taxa de desemprego elevada.
Os efeitos da “destruição de empregos” provocada pela IA, apesar de elevarem a produtividade do trabalho, podem agravar a deflação e enfraquecer ainda mais a economia, afirmou o Goldman Sachs.
A taxa de desemprego entre os jovens na China permanece acima de 15%, com mais de 10 milhões de novos graduados entrando no mercado de trabalho a cada ano. Nos últimos anos, foram registradas demissões nos setores imobiliário, no funcionalismo público e no setor financeiro.
Ainda assim, o banco apontou que o mercado de trabalho chinês é menos suscetível aos riscos da automação por IA em comparação com os Estados Unidos, devido à maior participação de empregos fisicamente intensivos. Agricultura, manufatura e construção representam 50% do total de empregos na China, enquanto nos EUA essas atividades correspondem a apenas 19% dos postos de trabalho.
Já setores mais propensos à automação por IA, como finanças, seguros e serviços, representam 14% dos empregos nos EUA, mas menos de 3% na China, segundo estimativas do banco.
Um estudo do Pew Research Center de 2023 revelou que 19% dos trabalhadores nos EUA ocupam empregos com alta exposição à IA. O estudo utilizou o termo “exposição” porque ainda não está claro se o impacto da IA será positivo ou negativo.
Embora a aplicação da IA possa aumentar o número de trabalhadores deslocados no curto prazo, essas pessoas eventualmente encontrarão empregos em outros setores nos quais a mão de obra tenha vantagem competitiva, permitindo que o emprego volte a crescer, avaliou o Goldman Sachs.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasilcap cresce, amplia impacto social e desafia o mercado
Alexandre de Moraes manda suspender Rumble no Brasil
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Justiça: Mercado Livre não pode pagar para aparecer em pesquisas na web com nome da Verisure
Tesla faz recall de mais de 376 mil carros nos EUA por problema na direção elétrica