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Pony.ai consegue autorização para operar táxis autônomos no Vale do Silício da China
Publicado 28/03/2025 • 11:34 | Atualizado há 7 meses
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Publicado 28/03/2025 • 11:34 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
A cidade é um polo tecnológico costeiro no sul da China, às vezes chamada de Vale do Silício do país
Pixabay
PEQUIM — No mais recente passo para construir um negócio de robotáxis gerador de receita, a startup chinesa Pony.ai anunciou que obteve a primeira licença da China para cobrar tarifas de táxis totalmente autônomos em áreas centrais do distrito comercial de Shenzhen.
A cidade é um polo tecnológico costeiro no sul da China, às vezes chamada de Vale do Silício do país.
A licença permite que a Pony.ai cobre tarifas de corridas, sem qualquer funcionário humano dentro, em partes-chave do distrito de Nanshan, onde estão localizadas as gigantes de tecnologia Tencent e DJI. A permissão não cobre viagens por toda a área, limitando-se a regiões como o subdistrito financeiro.
A Pony.ai já operou robotáxis em partes de um distrito vizinho de Shenzhen e pode operar táxis com funcionários humanos dentro em rotas que conectam o aeroporto internacional de Shenzhen e o ponto de verificação de Shenzhen Bay, na fronteira com Hong Kong.
Embora a Pony.ai não tenha divulgado quantos robotáxis poderia operar na região de Shenzhen, a empresa afirmou que os veículos autônomos poderão operar diariamente das 7h30 às 22h, no horário local.
Os moradores podem reservar as corridas de robotáxi através do aplicativo da Pony.ai ou de um mini-programa dentro do aplicativo de mensagens WeChat, de acordo com um comunicado à imprensa.
A Pony.ai também opera robotáxis em partes das grandes cidades chinesas de Pequim, Xangai e Guangzhou, com um total de mais de 250 carros em todo o país, desde o final de novembro.
No final de 2021, as autoridades locais em Pequim começaram a permitir que a Apollo Go, da Baidu, e a Pony.ai cobrassem tarifas de robotáxis em um subúrbio ao sul da cidade.
Em meados de março, a Pony.ai também afirmou ser a primeira empresa a lançar uma rota de robotáxi paga do subúrbio até a Estação Ferroviária Sul de Pequim.
Os usuários devem reservar a corrida com um dia de antecedência, e um funcionário humano deve sentar-se no banco do motorista, segundo os regulamentos atuais.
Nesta semana, a Pony.ai relatou “um aumento significativo” nas tarifas de passageiros no quarto trimestre em comparação com o ano anterior, sem divulgar números exatos. No entanto, a empresa informou que sua receita geral com serviços de robotáxi caiu quase 61,9% em relação ao ano passado, para US$ 2,6 milhões no quarto trimestre, devido à redução das taxas de serviço para soluções de engenharia de veículos autônomos.
Ela também observou que sua receita com serviços de caminhões autônomos aumentou 72,7% em relação ao ano anterior, para US$ 12,9 milhões, devido à expansão da frota de caminhões autônomos.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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