Receita da Huawei em 2024 dispara para quase um recorde, com recuperação de smartphones na China
Publicado 31/03/2025 • 10:51 | Atualizado há 2 dias
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
Política francesa pode ficar ‘ainda mais bagunçada’ enquanto Le Pen protesta contra proibição, alertam analistas
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
DOJ buscará pena de morte para Luigi Mangione no caso de assassinato do CEO Brian Thompson
Publicado 31/03/2025 • 10:51 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Estande da Huawei no MWC Barcelona 2025.
Divulgação
A Huawei anunciou nesta segunda-feira (31) um salto expressivo na receita de 2024, à medida que seus negócios centrais de telecomunicações e consumidores aceleraram. A empresa reportou receita de 862,1 bilhões de yuans chineses (US$ 118,2 bilhões), um aumento de 22,4% em relação ao ano anterior.
Esse é o segundo maior valor de receita da história da Huawei, segundo os cálculos da CNBC, ficando abaixo do recorde de 891,4 bilhões de yuans registrado em 2020.
No entanto, o lucro líquido caiu para 62,6 bilhões de yuans, uma queda de 28% em comparação com 2023. A Huawei explicou que isso se deve ao aumento de investimentos.
O resultado ocorre enquanto o gigante tecnológico chinês tenta adaptar seus negócios para lidar com as sanções dos Estados Unidos, que restringiram seu acesso a tecnologias-chave, como os semicondutores.
“Em 2024, toda a equipe da Huawei se uniu para enfrentar uma ampla gama de desafios externos, ao mesmo tempo, em que melhorou a qualidade dos produtos, a qualidade das operações e a eficiência operacional”, afirmou Meng Wanzhou, presidente rotativa da empresa, no relatório anual da companhia.
A Huawei gastou 179,7 bilhões de yuans em pesquisa e desenvolvimento, representando 20,8% de sua receita. Esse valor é superior aos 164,7 bilhões de yuans gastos em 2023. A empresa tem diversificado seus negócios em áreas como centros de dados para IA, computação em nuvem e tecnologia automotiva.
“Nos próximos três anos, apesar da desaceleração econômica, aumentaremos os investimentos em profundidade estratégica, especialmente na construção de tecnologias fundamentais, e buscaremos oportunidades de crescimento por meio da diferenciação”, afirmou Meng.
As vendas da Huawei no ano passado foram impulsionadas por dois de seus maiores negócios — infraestrutura de TIC e consumo — que, juntos, representam cerca de 82% da receita total da empresa.
A receita da divisão de infraestrutura de TIC, que inclui o negócio de operadoras, aumentou 4,9% em relação ao ano anterior, totalizando 369,9 bilhões de yuans. Essa é a maior divisão da empresa em termos de receita. A Huawei é uma das maiores empresas de equipamentos de telecomunicações do mundo e a companhia afirmou que a implantação em larga escala de redes 5G de próxima geração ajudou a impulsionar o crescimento.
A empresa também informou que 2024 foi o primeiro ano de implantação comercial das redes de próxima geração, chamadas de 5.5G ou 5G avançado, o que também ajudou a dar um impulso nas vendas.
Uma aceleração nos negócios de consumo da Huawei também ajudou a impulsionar seus números de receita. A divisão de consumo gerou vendas de 339 bilhões de yuans, um aumento de 38,3%, marcando uma aceleração considerável em relação ao crescimento do ano passado.
A Huawei, que já foi a maior fabricante de smartphones do mundo, viu seu negócio de smartphones ser severamente afetado pelas sanções dos Estados Unidos, que restringiram seu acesso a chips essenciais e ao software do Google.
No entanto, desde o final de 2023, uma inovação em semicondutores na China permitiu que a Huawei se reestruturasse e lançasse smartphones de alto desempenho que venderam muito bem no mercado doméstico.
Em 2024, os envios de smartphones da Huawei na China saltaram 37% em relação ao ano anterior, enquanto sua participação de mercado subiu para 16%, contra 12% em 2023, de acordo com dados da Canalys. Isso ocorreu às custas da Apple, que viu sua participação de mercado cair e suas vendas despencarem.
A Huawei tem lançado agressivamente smartphones premium, incluindo o primeiro modelo de celular dobrável triplo, e também começou a relançar dispositivos gradualmente no exterior.
Enquanto isso, a Huawei também lançou o HarmonyOS 5 em 2024, a primeira versão de seu sistema operacional móvel autodesenvolvido, que, segundo a empresa, não utiliza mais nenhum código aberto do Google Android.
Ainda assim, analistas disseram à CNBC que as perspectivas da Huawei no exterior continuam desafiadoras, dado seu acesso limitado ao Android, que é o sistema operacional da maioria dos smartphones no mundo, e as restrições contínuas no acesso aos chips mais avançados, como os encontrados em dispositivos da Apple e Samsung.
Para mitigar alguns dos efeitos das sanções dos Estados Unidos nos últimos anos, a Huawei tem investido em novas áreas, como sua divisão de energia digital, que inclui o foco em infraestrutura energética em setores como carros elétricos e energias renováveis.
Esse segmento — ainda um negócio muito novo — viu a receita crescer 24,4%, totalizando 68,7 bilhões de yuans.
A receita da divisão de computação em nuvem foi de 38,5 bilhões de yuans, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. A Huawei afirmou que, quando as vendas de nuvem para suas próprias unidades de negócios são levadas em consideração, a receita total da divisão chega a 68,8 bilhões de yuans.
A menor divisão da Huawei, chamada Soluções Automotivas Inteligentes, registrou um aumento de 474,4% na receita, que chegou a 26,4 bilhões de yuans. A Huawei desenvolve software para carros e sistemas de assistência ao motorista para montadoras terceirizadas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
De vídeos caseiros ao sucesso: Patrícia Elias transformou dicas de beleza em negócio milionário
Suécia compra quatro aviões da Embraer e amplia parceria com o Brasil
Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra
OpenAI levanta US$ 40 bilhões na maior rodada privada de tecnologia da história
A importância de abordar as emoções no ambiente de trabalho