Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Visa: centenas de transações eletrônicas foram concluídas por IA e adoção em massa vem em 2026
Publicado 29/12/2025 • 19:56 | Atualizado há 3 horas
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 29/12/2025 • 19:56 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Unsplash
Cartão Visa
A bandeira de cartões Visa anunciou nesta segunda-feira (29) que “centenas de transações” no comércio eletrônico foram concluídas por inteligência artificial (IA) em operações com parceiros.
Esse avanço sinaliza que 2025 será o último ano em que os consumidores navegarão por produtos e farão o fechamento das compras (checkout) sozinhos ao adquirir produtos pela internet.
Em comunicado, a Visa ressalta que os ‘pagamentos agênticos’, como são chamadas as operações feitas por robôs de IA, devem passar “rapidamente da fase de experimentação para a adoção em massa”. Nessas operações, os consumidores pedem aos robôs que busquem um produto, comparem preços e realizem as compras.
A Visa está trabalhando com mais de 100 parceiros na cadeia de cartões para os ‘pagamentos agênticos’. “Essas colaborações já produziram centenas de transações reais controladas e iniciadas por agentes, provando a viabilidade das compras impulsionadas por IA”, afirma o comunicado.
Leia mais:
Nvidia conclui compra de US$ 5 bilhões em ações da Intel
China busca conter impacto emocional de chatbots de IA
“Temos visto progressos impressionantes em como a IA transformará o comércio”, comenta Rubail Birwadker, vice-presidente sênior e chefe de Produtos de Crescimento e Parcerias da Visa, em nota à imprensa. “Em 2026, os agentes de IA não só auxiliarão no processo de compra como as completarão.”
Pesquisas da Visa indicam que mais de 70% dos consumidores da América Latina têm usado IA para ajudá-los nas compras. Nos EUA, quase metade dos compradores usa ferramentas de IA em pelo menos uma tarefa quando fazem compras — de comparações de preço até recomendações.
Nos Estados Unidos, os primeiros pilotos com parceiros — incluindo nomes como Skyfire, Nekuda, PayOS e Ramp — já realizam todas as etapas de uma compra em um sistema beta fechado, tanto para empresas quanto para consumidores. Na Ásia Pacífico e Europa, os pilotos devem começar no início de 2026.
Na América Latina e Caribe, a Visa está trabalhando para garantir que os consumidores estejam preparados para fazer compras impulsionadas por IA nos principais estabelecimentos comerciais da região no próximo ano.
Para sustentar essa tecnologia, a empresa também lançou o Trusted Agent Protocol em conjunto com empresas de segurança como a Akamai, visando distinguir agentes legítimos de robôs maliciosos. Além disso, a iniciativa Visa Intelligent Commerce conta com a colaboração de gigantes como OpenAI, Microsoft, IBM, Anthropic e Mistral AI para o desenvolvimento dos modelos de linguagem que operam as compras.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Correios detalham reestruturação com corte de custos, venda de ativos e novo modelo de negócios
4
R$ 41 bilhões parados: clientes do Banco Master só devem receber do FGC em 2026
5
Exército brasileiro vai investir em sistema de defesa antiaérea para interceptar drones e mísseis