Xiaomi lança celular de R$ 8 mil para competir com Samsung e vê ações dispararem 300%
Publicado 02/03/2025 • 13:28 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 02/03/2025 • 13:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Novo celular da Xiaomi.
Divulgação Xiaomi.
A Xiaomi apresentou neste domingo (2) seus novos smartphones premium, reforçando sua estratégia de disputar espaço com a líder de mercado, Samsung.
Os modelos Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Ultra foram revelados no Mobile World Congress, em Barcelona, e trazem processadores mais potentes e câmeras aprimoradas. O Xiaomi 15 chega ao mercado por 999 euros (cerca de R$ 5.200), enquanto a versão Ultra sai por 1.499 euros (cerca de R$ 7.800).
Ambos os dispositivos são equipados com o novo Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm. O Xiaomi 15 Ultra se diferencia pelo conjunto de câmeras mais avançado e pela tela maior.
A Xiaomi, conhecida por seus celulares acessíveis, vem apostando em aparelhos de alto padrão para expandir sua presença global. Segundo Ben Wood, analista-chefe da CCS Insight, a estratégia faz sentido especialmente na Europa, onde há maior demanda por dispositivos premium.
A estratégia já apresenta resultados: em 2024, os envios globais de smartphones da Xiaomi cresceram 15,4% em relação ao ano anterior, superando concorrentes como Samsung e Apple, de acordo com a IDC (International Data Corporation). A fatia da marca no mercado global subiu de 12,5% para 13,6%.
Fundada em 2010, a Xiaomi começou vendendo celulares de baixo custo, mas rapidamente se expandiu internacionalmente, investindo fortemente no mercado europeu. Além dos smartphones, a empresa também oferece produtos como TVs e smartwatches.
No ano passado, a Xiaomi entrou no setor automotivo com o lançamento do SU7, seu primeiro carro elétrico. O veículo foi um dos destaques do Mobile World Congress, chamando atenção no estande da empresa.
Para Francisco Jeronimo, vice-presidente de dados e análises da IDC, a investida no segmento automotivo fortalece a marca Xiaomi. “Eles estão usando o carro como uma ferramenta para reforçar sua marca, o que é uma estratégia inteligente”, afirmou.
A combinação entre a recuperação do mercado de smartphones e a aposta nos veículos elétricos impulsionou as ações da Xiaomi, que subiram quase 300% nos últimos 12 meses e atingiram um recorde na bolsa de Hong Kong.
A empresa pretende manter esse crescimento com os novos celulares e com o lançamento do SU7 Ultra, versão de alto desempenho de seu carro elétrico, que foi apresentada na última quinta-feira (29).
Apesar do bom momento, a Xiaomi ainda enfrenta desafios para conquistar mais espaço no setor de smartphones, especialmente contra a Samsung. Além disso, outras marcas chinesas, como Oppo e Honor, também estão em busca de uma fatia maior do mercado.
“O segmento premium está mais competitivo do que nunca. Todas as fabricantes de Android querem tirar participação da Apple, mas, na prática, o crescimento precisa vir de outra marca Android. Para a Xiaomi, isso significa roubar mercado da Samsung”, explicou Ben Wood, da CCS Insight.
“O problema é que Oppo e Honor também estão na disputa e estão com sede de crescimento”, completou.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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