Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tecnologia quer revolucionar o planejamento sucessório no Brasil; saiba mais
Publicado 12/02/2025 • 13:28 | Atualizado há 2 semanas
Secretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
Publicado 12/02/2025 • 13:28 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
A Absence, empresa liderada pelo CEO Leonardo Cotta, lançou uma plataforma de testamento digital que utiliza tecnologia blockchain para garantir a segurança e imutabilidade dos documentos. O objetivo é revolucionar o planejamento sucessório no Brasil.
A ideia surgiu a partir de uma experiência pessoal de um dos sócios, que enfrentou uma situação delicada na família e percebeu a necessidade de uma alternativa digital para os testamentos tradicionais.
No Brasil, ainda não existe uma regulamentação específica para testamentos digitais, mas a Absence seguiu as exigências do Código Civil para testamentos particulares, garantindo validade legal ao documento.
Diferente dos testamentos convencionais, a solução digital da Absence permite incluir bens digitais, como redes sociais, senhas e até mesmo a destinação de pets. A segurança é garantida pelo uso do blockchain, que impede qualquer alteração indevida no documento.
Além da inovação tecnológica, a plataforma se destaca pelo custo acessível. Enquanto um testamento tradicional pode custar entre R$ 1,7 mil e R$ 3 mil, o serviço digital será oferecido por uma assinatura mensal de apenas R$ 5,90.
“A ideia é democratizar isso, tornar acessível a todos, e permitir de uma forma bem disruptiva, da forma como tem acontecido no Brasil com outros serviços também. A gente acredita que isso vai revolucionar de verdade o planejamento sucessório no país”, disse Leonardo em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
A Absence acredita que vai atingir mais de 100 milhões de pessoas com a tecnologia. Segundo Cotta, o público-alvo da companhia abrange pessoas entre 35 e 74 anos, faixa etária que já começa a se preocupar com planejamento sucessório.
A estratégia de marketing inclui ações em redes sociais, assessoria de imprensa e parcerias estratégicas. A empresa também prevê promoções e vantagens para os primeiros cadastrados na plataforma.
A Absence também planeja oferecer outros serviços integrados, como seguros de vida e assistência funeral. Outra novidade será a “cápsula digital”, um recurso que permite ao usuário gravar mensagens em vídeo para serem entregues a familiares ou amigos após seu falecimento.
Com o lançamento previsto para o início do segundo semestre, a expectativa é que a Absence transforme a forma como os brasileiros lidam com o planejamento de seu legado. “Acreditamos que essa solução veio para ficar”, afirma Leonardo.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Após conquistar sucesso internacional, a bailarina brasileira Luciana Sagioro aposta no licenciamento de produtos
Fiesp se pronuncia sobre tarifa de Trump ao Brasil; Firjan manifesta ‘grande preocupação’
China criticou o vício em “blind boxes” — mas isso não deve abalar a fabricante dos bonecos Labubu
Grupo Jorge Batista sofre ataque cibernético com prejuízo superior a R$ 400 milhões
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas