Tokyo Gas adquire participação em campo de gás de xisto da Chevron no Texas, diz jornal
Publicado 01/04/2025 • 18:29 | Atualizado há 1 dia
Confira a lista de Trump: Mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 01/04/2025 • 18:29 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Chevron.
Reuters.
A Tokyo Gas firmou um acordo para comprar parte de um campo de gás de xisto no Texas, atualmente operado pela Chevron, conforme reportado pelo Nikkei Asia.
O valor da negociação está estimado em dezenas de bilhões de ienes, com conclusão prevista para abril. O gás natural extraído será utilizado para comercialização e abastecimento de usinas de energia e outros clientes.
A demanda pelo gás natural deve continuar crescendo, pois sua queima em usinas de combustíveis fósseis emite menos dióxido de carbono do que o carvão. Além disso, políticas favoráveis ao gás de xisto nos Estados Unidos contribuíram para a decisão da empresa japonesa.
No final de 2023, a Tokyo Gas adquiriu a Rockcliff Energy, produtora de gás de xisto sediada no Texas, por aproximadamente 400 bilhões de ienes. A nova participação adquirida estará próxima às operações da Rockcliff, o que permitirá reduzir custos com infraestrutura de gasodutos.
Leia também:
A empresa japonesa segue um processo de reestruturação de ativos. Em fevereiro, fechou um acordo para vender sua participação em outro campo de gás de xisto no sul do Texas para a Shizuoka Gas por cerca de 20 bilhões de ienes.
Nos Estados Unidos, a Tokyo Gas movimenta anualmente cerca de 10 milhões de toneladas de gás natural em volume equivalente ao gás natural liquefeito. O novo acordo com a Chevron manterá essa escala operacional.
As operações de xisto da empresa registraram um lucro operacional médio de 13,5 bilhões de ienes entre os anos fiscais de 2020 e 2024. A meta para o período entre 2025 e 2030 é elevar esse valor para cerca de 70 bilhões de ienes, com investimentos previstos de 300 bilhões de ienes até 2028.
Os recursos serão concentrados na formação Haynesville, que se estende do Texas à Louisiana, permitindo aumento de produção com menor custo. Em 2023, a Tokyo Gas adquiriu 49% da subsidiária comercial da ARM Energy Holdings, empresa de comercialização de gás natural nos Estados Unidos, garantindo um canal próprio para a venda do gás extraído.
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Trump anuncia tarifas recíprocas: Brasil será afetado com 10%
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest