CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Transporte

Air Canada cancela centenas de voos por greve de comissários de bordo

Publicado 16/08/2025 • 12:40 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • Air Canada cancela 623 voos em um único dia.
  • Greve dos comissários afeta mais de 100 mil passageiros.
  • Disputa salarial envolve tempo de trabalho não remunerado.
Avião logo Air Canadá

Divulação Wikipedia

Avião logo Air Canadá

A Air Canada cancelou centenas de voos no sábado (16) ao começar a suspender suas operações devido à greve dos comissários de bordo — provocando um verdadeiro caos nas viagens de verão (do hemisfério Norte) para os 130 mil passageiros que a companhia transporta diariamente.

A maior companhia aérea do Canadá, que voa direto para 180 cidades ao redor do mundo, orientou os clientes a não irem ao aeroporto caso tenham passagem da Air Canada ou da subsidiária de baixo custo Air Canada Rouge.

A empresa informou que os voos da Air Canada Express, operados por terceiros, não seriam afetados pela paralisação.

Leia mais:
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos

Fintechs ampliaram concessão de crédito em 68% com avanço em pequenos negócios

Impactos imediatos

“A Air Canada lamenta profundamente o impacto que a greve está causando aos clientes”, disse a companhia em nota oficial.

O Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), que representa os 10 mil comissários de bordo da Air Canada, afirmou que a greve começou oficialmente às 0h58 do horário local (4h58 GMT) de sábado (16).

Como resposta, a Air Canada iniciou um “lockout” dos comissários de bordo filiados ao CUPE, impedindo que eles trabalhassem durante o impasse motivado por uma disputa salarial.

A Air Canada já vinha reduzindo suas operações aos poucos diante da possibilidade de greve.

Até às 20h de sexta-feira (15), a empresa informou ter cancelado 623 voos, afetando mais de 100 mil passageiros. Toda a programação diária de 700 voos foi suspensa para o sábado (16).

“Neste momento, a Air Canada continua engajada e comprometida com as negociações para renovar o acordo coletivo com o CUPE”, afirmou a companhia.

Principais reivindicações 

Além do reajuste salarial, o sindicato quer discutir o trabalho não remunerado em solo, principalmente durante o embarque dos passageiros.

Rafael Gomez, diretor do Centro de Relações Industriais da Universidade de Toronto, disse à AFP que é “prática comum, até em outros países”, pagar os comissários de bordo apenas pelo tempo em que estão no ar.

Segundo ele, o sindicato fez uma campanha de comunicação muito eficaz em torno desse tema, criando na opinião pública uma sensação de injustiça.

“Um passageiro comum, que não conhece a prática do setor, pode pensar: ‘Estou esperando para embarcar e tem um comissário me ajudando, mas, tecnicamente, ele não está recebendo por esse trabalho’”, explicou Gomez, antes do início da greve.

“Esse é um ponto muito bom para ser destacado”, acrescentou Gomez, dizendo ainda que conquistas dos funcionários da Air Canada podem influenciar outras empresas aéreas.

Propostas salariais 

A Air Canada detalhou sua última proposta em comunicado divulgado na quinta-feira (14), informando que, pelas condições apresentadas, um comissário de bordo sênior receberia em média 87 mil dólares canadenses (cerca de R$ 340 mil) por ano até 2027.

O Sindicato classificou as propostas da Air Canada como “abaixo da inflação e do valor de mercado”.

O sindicato também recusou os pedidos tanto do governo federal quanto da Air Canada para que as pendências fossem resolvidas por meio de arbitragem independente.

Expectativas

Gomez disse não acreditar que a paralisação vá durar muito tempo. “Estamos no auge da temporada de viagens”, afirmou.

“A companhia aérea não quer perder centenas de milhões de dólares em receita… É quase um jogo de quem pisca primeiro com os comissários de bordo.”

A economia canadense, embora demonstre resistência, já começa a sentir os efeitos da guerra comercial do presidente Donald Trump, com tarifas atingindo setores importantes como automóveis, alumínio e aço.

Em comunicado divulgado antes do início da greve, o Conselho Empresarial do Canadá alertou que a paralisação na Air Canada poderia causar ainda mais prejuízos.

“Num momento em que o Canadá enfrenta pressões inéditas sobre cadeias de suprimento essenciais para a economia, a interrupção dos serviços nacionais de transporte aéreo de passageiros e de cargas causaria prejuízos imediatos e generalizados a toda a população”, diz o texto.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Transporte