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Azul estima queda da alavancagem de 5,1x para 3x com recuperação judicial nos EUA
Publicado 28/05/2025 • 12:50 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 28/05/2025 • 12:50 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Avião da Azul.
Divulgação/Facebook Azul.
A Azul prevê que o processo Chapter 11, equivalente à recuperação judicial nos EUA, permita uma desalavancagem significativa da companhia. A estimativa da aérea é que a alavancagem caia de 5,1 vezes para 3 vezes com o processo. Para 2026, estima que o indicador desacelere para 2,2 vezes, enquanto deve atingir 1,7 vez em 2027.
Em apresentação a investidores, a companhia destaca ainda a expectativa de redução na despesa com juros (cash interest expense). Com o plano revisado, projeta uma cifra de US$ 113 milhões para 2025 ante US$ 216 milhões anteriormente. No ano que vem, estima que a redução caia de US$ 255 milhões para US$ 85 milhões. Já para 2027, a projeção foi reduzida de US$ 253 milhões para US$ 105 milhões.
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Para entrar em recuperação, a Azul elaborou um novo plano de negócios. A estratégia é focada na “otimização significativa da frota com crescimento moderado do ASK (oferta), a fim de melhorar a resiliência e reduzir o risco geral, a exposição cambial e a alavancagem”, segundo a companhia.
As medidas incluem uma redução de 35% na frota futura da companhia. A expectativa da companhia é que essa diminuição leve a uma capex menor diante das menores despesas com custos e manutenção e crescimento mais reduzido da oferta (ASK). Com isso, a otimização da frota e a desalavancagem devem contribuir para reduzir a exposição cambial.
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