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IPVA 2026: qual é o carro com o imposto mais caro em São Paulo?
Publicado 19/12/2025 • 10:05 | Atualizado há 2 horas
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Publicado 19/12/2025 • 10:05 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: divulgação/ Rolls-Royce
IPVA 2026: qual é o carro com o imposto mais caro em São Paulo?
Levantamento da Fipe, usado como base para o cálculo do IPVA 2026 no Estado de São Paulo, mostra que um superesportivo lidera o ranking do imposto mais alto. Pesquisa considera preços de mercado praticados no segundo semestre de 2025 e reflete a valorização média dos veículos no último ano.
São Paulo tem uma frota estimada em 30,1 milhões de veículos, desse total, 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA. Outros 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Leia também: IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
Cerca de 1 milhão de veículos se enquadram em isenções legais, como táxis, veículos de pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e transporte coletivo urbano.
Os dados constam no levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que analisou 13.571 modelos e versões de veículos, nacionais e importados, com base nos preços de venda praticados no varejo entre setembro e outubro de 2025, segundo a matéria publicada pelo portal da Sefaz do estado de São Paulo.
Na comparação com o mesmo período de 2024, os valores de mercado apresentaram valorização média de 2,51%, o que impacta diretamente o cálculo do imposto.
Leia também: IPVA 2026: como pagar o imposto com desconto em São Paulo?
O veículo com o IPVA mais alto de São Paulo em 2026 é uma Ferrari Daytona SP3, ano 2023. Avaliado em R$ 18.291.927, o modelo de frota única no Estado gera um imposto de R$ 731.677,08, considerando a alíquota de 4% aplicada a automóveis de passeio.
Entre as camionetas e utilitários, o maior valor venal registrado foi o do Rolls-Royce Cullinan B, ano 2023. Avaliado em R$ 7.614.003, o modelo, também com frota única, gera um IPVA de R$ 304.560,12.
Leia também: Projeto quer dar isenção de IPVA para 53% da frota de motos de SP
No segmento de caminhões, o destaque é o Mercedes-Benz eActros 400, ano 2024, avaliado em R$ 1.730.263, com IPVA de R$ 25.953,95.
Já entre ônibus e micro-ônibus, o maior valor é do Induscar Millennium ES U, ano 2025, cotado a R$ 1.998.569, com imposto de R$ 39.971,38.
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Nas motos, a liderança fica com a Ducati Panigale V4 R, ano 2023, avaliada em R$ 532.924, que resulta em um IPVA de R$ 10.658,48.
Na outra ponta do ranking, o levantamento da Fipe também mostra os menores valores venais usados no cálculo do imposto.
O automóvel mais barato é o Engecart Nativo Off Road, ano 2009, avaliado em R$ 5.429, com IPVA de R$ 217,16. Entre utilitários, o menor valor é do Changan Chana SC1016D, ano 2006, avaliado em R$ 7.083, com imposto de R$ 283,32.
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No segmento de caminhões, o menor valor é do Astra H8D Cifa K35L XZ, ano 2008, cotado a R$ 21.656, enquanto entre ônibus o mais barato é o Jimbei Haise SY6480 AD, ano 2007, avaliado em R$ 10.836.
Nas motos, o menor valor venal é o da Muller TR 18, ano 2006, avaliada em R$ 1.003, com IPVA de apenas R$ 20,06.
A principal novidade para 2026 é a proposta do governo paulista que isenta do IPVA motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas, desde que pertencentes a pessoas físicas e com registro e licenciamento regulares.
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O projeto tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa e, se aprovado, deve beneficiar milhões de paulistas, com impacto direto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, como entregadores e prestadores de serviço.
Também segue em vigor o incentivo fiscal para veículos movidos a fontes alternativas e renováveis de energia.
Estão isentos do IPVA veículos a hidrogênio e híbridos flex a etanol, com valor de até R$ 250 mil, além de ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano.
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A política prevê isenção escalonada até 2026 e aplicação gradual de alíquotas a partir de 2027, com teto previsto para 2030.
| Carro | Ano | % IPVA | Valor venal | R$ IPVA |
|---|---|---|---|---|
| Ferrari Daytona SP3 | 2023 | 4% | R$ 18,2 milhões | R$ 731.677,08 mil |
| Rolls-Royce Cullinan B | 2023 | 4% | R$ 7,6 milhões | R$ 304.560,12 mil |
| Induscar Millennium ESU | 2025 | 2% | R$ 1,9 milhão | R$ 25.953,95 mil |
| Mercedes-Benz eActros 400 | 2024 | 2% | R$ 1,7 milhão | R$ 39.971,38 mil |
| Ducati Panigale V4R | 2023 | 2% | R$ 532 mil | R$ 10.658,48 mil |
As alíquotas do IPVA permanecem inalteradas no Estado:
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O levantamento da Fipe mostra que, no IPVA 2026, o imposto mais caro ultrapassa R$ 700 mil.
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