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Iveco é desmembrada em acordos de € 5,5 bilhões com Tata e Leonardo

Publicado 31/07/2025 • 15:49 | Atualizado há 21 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A fusão das operações da Tata e da Iveco criará um grupo com vendas anuais superiores a 540 mil veículos e receita consolidada de aproximadamente € 22 bilhões.
  • Já a Leonardo, estatal italiana do setor de defesa, reforça sua atuação em veículos terrestres ao assumir a divisão militar da Iveco.
  • A Iveco emprega cerca de 36 mil pessoas e mantém fábricas na Itália, França, Alemanha, Reino Unido, China e América Latina, incluindo o Brasil.
Iveco é desmembrada em acordos de € 5,5 bilhões com Tata e Leonardo

Iveco.

Foto: Divulgação/Iveco

A fabricante italiana Iveco será desmembrada após a conclusão de dois acordos comerciais anunciados na quarta-feira (30). A indiana Tata Motors adquiriu a divisão de veículos comerciais da empresa por 3,8 bilhões de euros, enquanto a italiana Leonardo comprou a unidade de defesa (IDV – Iveco Defence Vehicles) por 1,7 bilhão de euros, incluindo dívidas, conforme reportaram Reuters e Bloomberg.

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A Tata lançará uma oferta pública de aquisição em dinheiro, oferecendo 14,10 euros por ação da Iveco, com o objetivo de retirar a companhia da bolsa de Milão. A operação depende da conclusão da venda da unidade de defesa. A holding Exor, da família Agnelli e controladora de 27,1% do capital da Iveco, concordou em transferir sua participação para a Tata.

Segundo comunicado, a fusão das operações da Tata e da Iveco criará um grupo com vendas anuais superiores a 540 mil veículos e receita consolidada de aproximadamente 22 bilhões de euros. A aquisição dá à Tata um ponto de entrada estratégico no mercado europeu de veículos comerciais, onde atualmente tem presença limitada.

Já a Leonardo, estatal italiana do setor de defesa, reforça sua atuação em veículos terrestres ao assumir a divisão militar da Iveco. A unidade IDV, com sede em Bolzano, emprega cerca de 2 mil pessoas e atende contratos militares na Itália, EUA, Reino Unido e Brasil. A transação está sujeita à aprovação regulatória e deve ser concluída até o primeiro trimestre de 2026.

A decisão de manter o braço de defesa sob controle nacional atende às exigências do governo italiano, que apoia os negócios, mas acompanha de perto possíveis impactos sobre empregos e ativos considerados estratégicos. A Iveco emprega cerca de 36 mil pessoas e mantém fábricas na Itália, França, Alemanha, Reino Unido, China e América Latina, incluindo o Brasil.

A venda representa a saída da família Agnelli de um segmento que integra sua história desde o lançamento do primeiro veículo comercial da Fiat, em 1903. A marca Iveco foi criada em 1975 e tornou-se uma empresa independente em 2022, após separação da CNH Industrial.

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