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Logística mostra sinal de retomada em fusões e aquisições em 2025, apesar de queda do setor no último ano

Publicado 25/08/2025 • 07:59 | Atualizado há 2 horas

Allan Ravagnani

KEY POINTS

  • M&As em logística somam 250 transações no 1º trimestre de 2025, alta de 3,3% em relação ao trimestre anterior.
  • No Brasil, setor deve ter entre 32 e 48 operações de fusões e aquisições no período, seguindo média histórica.
  • Custos elevados e demanda por eficiência impulsionam consolidação, com destaque para tecnologia e sustentabilidade.

M&A em logística registra 250 operações no 1º trimestre de 2025 e mantém fôlego apesar da queda global de 5% - Crédito: Freepik

O mercado global de fusões e aquisições (M&A) em logística segue ativo mesmo em meio à instabilidade econômica. Segundo o relatório Transportation & Logistics M&A Pulse, da consultoria PMCF, foram registradas 511 transações em todo o ano de 2024, uma queda de 5% em relação a 2023. Ainda assim, o primeiro trimestre de 2025 já contabilizou 250 operações, alta de 3,3% em comparação ao trimestre anterior, segundo dados da R.L. Hulett & Company.

No Brasil, estima-se que entre 32 e 48 transações tenham ocorrido em logística e transporte entre janeiro e março de 2025. Essa projeção considera a fatia histórica do setor no total de fusões e aquisições do país, que costuma variar entre 8% e 12%. No total, o mercado brasileiro registrou 399 operações no período, de acordo com dados compilados por consultorias como PwC, KPMG e TTR Data.

Um dos exemplos mais expressivos foi a compra de 48% da Santos Brasil pela francesa CMA CGM, em uma transação de R$ 6,3 bilhões, que incluiu mais de 250 milhões de ações e GDRs da operadora de terminais. Já em abril de 2025, a Lenarge adquiriu a Zero Carbon Logistics, referência em transporte sustentável com frota elétrica e a GNL, ampliando seu faturamento projetado em 30% para R$ 2 bilhões.

Esses movimentos refletem um padrão observado globalmente. A dinamarquesa DSV concluiu a aquisição da alemã DB Schenker por €14,3 bilhões, enquanto a CEVA Logistics comprou a divisão logística da turca Borusan por US$ 440 milhões. Na América do Norte, a canadense Purolator, a Schneider National e a Ryder também realizaram aquisições estratégicas, enquanto FedEx e WiseTech reforçaram sua atuação em tecnologia ao adquirir empresas de software e inteligência artificial.

Para Jefferson Nesello, sócio-fundador da ZAXO, boutique de M&A especializada no middle market, a incerteza não é um obstáculo, mas uma alavanca: “É nas turbulências que surgem os melhores negócios. Quando tudo está previsível, os preços ficam inflados. A volatilidade abre espaço para oportunidades.”

Estudos de Ronaldo Rodrigues, pesquisador e executivo da ZAXO, reforçam essa percepção. Ao analisar mais de 20 mil transações globais, ele identificou que a incerteza reduz em média 6,7% o valor dos ativos. Porém, quando se trata de empresas com alto potencial de crescimento, essa redução desaparece — o desconto cai para menos de 1%. Além disso, em setores competitivos como logística, os prêmios pagos podem subir até 19% quando o comprador enxerga clareza de oportunidades no longo prazo.

No Brasil, o setor também mostra dinamismo. De acordo com o Distrito LogTech Report (KPMG, Volvo e VLi), o país conta com 283 startups logtech ativas, quase metade voltada à gestão logística. Com custos operacionais que somam R$ 749 bilhões — o equivalente a 12,7% do PIB, segundo ILOS e CNT —, a pressão por eficiência mantém a logística entre os segmentos mais atrativos para consolidações e aportes.

Leonardo Grisotto, sócio da ZAXO, resume: “A logística vive um efeito sanduíche. De um lado, custos em alta e regulações mais rígidas. Do outro, clientes exigindo mais rapidez, sustentabilidade e eficiência. Quem não se adapta vira alvo; quem tem capital, compra.”

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