CNBC Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos

Transporte

Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais

Publicado 29/04/2025 • 23:02 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Waymo, propriedade da Alphabet, e a Toyota anunciaram na terça-feira uma parceria preliminar para explorar a implementação da tecnologia de robotáxis em veículos de propriedade pessoal.
  • A Waymo afirmou que aproveitará sua tecnologia de carros autônomos juntamente com a expertise da Toyota para "veículos de propriedade pessoal".
  • A co-CEO da empresa, Tekedra Mawakana, disse que a parceria estratégica também poderia resultar na incorporação dos "veículos da Toyota em nossa frota de transporte por aplicativo".
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais

Foto: Divulgação

A Waymo, propriedade da Alphabet, e a Toyota anunciaram nesta terça-feira (29) uma parceria preliminar para explorar a implementação da tecnologia de robotáxis em veículos de propriedade pessoal.

“As empresas irão explorar como aproveitar a tecnologia autônoma da Waymo e a expertise em veículos da Toyota para aprimorar os veículos de propriedade pessoal da próxima geração”, anunciaram as duas empresas.

Leia mais:

Elas disseram que o objetivo da parceria é desenvolver mais rapidamente tecnologias de assistência ao motorista e veículos autônomos para veículos pessoais. A Toyota é a maior montadora do mundo em vendas.

A co-CEO da Waymo, Tekedra Mawakana, afirmou que a parceria estratégica também pode resultar na inclusão dos “veículos da Toyota em nossa frota de transporte por aplicativo”.

A parceria com a Toyota é a mais recente colaboração automotiva da Waymo.

A empresa de carros autônomos já trabalhou anteriormente com montadoras como Jaguar Land Rover, a predecessora da Stellantis Fiat Chrysler, Daimler Trucks, a Daimler (controladora da Mercedes-Benz), Hyundai Motor e a chinesa Geely. As parcerias, muitas das quais foram anunciadas como de longo prazo, resultaram principalmente na produção de veículos modificados pelas montadoras para testes ou para uso da Waymo em suas frotas.

A parceria com a Toyota não afetará os planos da Waymo de implementar veículos da Hyundai e Geely por meio do serviço de transporte por aplicativo Waymo One no futuro, disse um porta-voz da empresa controlada pela Alphabet à CNBC.

Atualmente, a Waymo oferece 250.000 corridas pagas por semana, contra 200.000 em fevereiro, antes de abrir em Austin e expandir na região da Baía de São Francisco em março. A Waymo já oferece seus serviços comerciais de transporte sem motorista nas regiões de São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, observou na divulgação dos resultados do primeiro trimestre da semana passada que a Waymo ainda não definiu totalmente seu modelo de negócios de longo prazo, e que há “opções futuras em relação à posse pessoal” de veículos equipados com a tecnologia autônoma da Waymo.

A Waymo e a Toyota não são as únicas empresas a voltarem seu foco para veículos autônomos de propriedade pessoal. Quando a GM anunciou em dezembro que estava abandonando seus negócios de robotáxis com a Cruise, a empresa afirmou que se concentraria no desenvolvimento de sistemas autônomos para uso em veículos pessoais.

A Toyota já havia investido e formado uma parceria com a Tesla, a montadora de Elon Musk, que agora visa competir com a Waymo na tecnologia de direção autônoma. A Toyota vendeu sua participação na fabricante de veículos elétricos em junho de 2017.

A Tesla, antes vista como pioneira em tecnologia de direção autônoma, ainda não produz carros que sejam seguros para uso sem um motorista humano ao volante, pronto para dirigir ou frear a qualquer momento.

Elon Musk, CEO da Tesla, criticou a Waymo em uma recente teleconferência de resultados, afirmando que os robotáxis são muito caros para produção em massa. Musk também prometeu que a Tesla “venderá viagens totalmente autônomas em junho em Austin”, utilizando veículos Model Y com uma nova versão “sem supervisão” dos sistemas “Full Self-Driving” (FSD) da empresa instalados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Transporte