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XP confirma vazamento de dados de clientes, mas assegura que saldos não foram afetados; confira nota

Publicado 24/04/2025 • 15:16 | Atualizado há 3 horas

Giovanni Porfírio, do Times Brasil

KEY POINTS

  • Em nota divulgada nesta quinta-feira (24), a XP informou que tomou conhecimento no último dia 22 de março de um acesso indevido a uma base de dados, contendo informações de clientes. No entanto, reforça que elas estão protegidas e que não sofreram nenhum tipo de impacto.
  • A instituição também reforçou que suas operações não foram prejudicadas, e que já tomou medidas adicionais de segurança para solucionar o ocorrido.
XP.

XP.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (24), a XP informou que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados, contendo informações de clientes. No entanto, reforça que elas estão protegidas e que não sofreram nenhum tipo de impacto.

Segundo a empresa, o acesso não autorizado aconteceu em 22 de março, e foi descoberto no mesmo dia. Imediatamente, a XP bloqueou o acesso, para evitar que os sistemas operacionais da empresa fossem invadidos.

As autoridades foram informadas e a empresa iniciou uma investigação para entender a extensão do vazamento.

A instituição também reforçou que suas operações não foram prejudicadas, e que já tomou medidas adicionais de segurança para solucionar o ocorrido. A empresa de investimentos enviou um comunicado aos clientes, ao qual o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC teve acesso. Confira na íntegra:

Em 22/03/25, tomamos conhecimento de que uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo da XP teve um acesso não autorizado. Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado. A utilização dos nossos aplicativos e sites pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar sua senha.

Nenhuma operação financeira foi realizada, seus recursos estão seguros e protegidos. Não foram acessadas informações como senha, assinatura eletrônica e biometria, e nem mesmo seu CPF ou documento de identidade. Suas informações pessoais não estão sendo compartilhadas ou divulgadas de forma pública. Portanto, não é necessária nenhuma ação por sua parte.​

Atuamos preventivamente para garantir a segurança e a integridade de dados. Assim que tivemos conhecimento dos fatos, iniciamos uma investigação em detalhe de forma a conhecer sua extensão e informamos imediatamente às autoridades competentes.

Identificamos os seguintes dados de sua titularidade dentre as informações acessadas:

  • Dados cadastrais, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.​
  • Dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário. Reiteramos que seus recursos estão em segurança.​
  • Dados como o número de sua conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março. Reforçamos que a sua conta não foi acessada, nenhuma operação foi feita e seus recursos estão seguros e protegidos.​

Por conta do ocorrido, desconfie de ligações telefônicas em nome da XP. sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico. A XP não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por sms ou e-mail. Se você ficar em dúvida sobre algum contato suspeito, procure nossos canais oficiais de atendimento . Dicas sobre segurança na sua vida financeira podem ser lidas aqui.

Lamentamos profundamente o ocorrido e queremos reforçar o nosso compromisso com a transparência e com a total segurança dos seus dados. Reforçamos que o acesso indevido foi prontamente interrompido.

Sua conta está segura, nenhum sistema da XP foi acessado e não é necessária nenhuma ação por sua parte.​

Atenciosamente,​
XP.​

Ao Times Brasil, a XP confirmou o vazamento e o comunicado enviado aos clientes. Confira:

A XP informou hoje que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes. Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras. Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos. Os clientes podem continuar a operar com total segurança. Não foram afetados os sistemas da XP e de qualquer empresa do grupo XP, bem como suas operações. Imediatamente, tão logo tomou conhecimento do acesso indevido, a XP adotou todas as medidas adicionais de segurança para solucionar o fato. Os reguladores e as autoridades competentes já foram informados do ocorrido“, diz a nota.

A XP iniciou uma investigação junto às autoridades para estudar a extensão do caso e possíveis responsáveis.

A empresa orientou clientes a desconfiarem de ligações telefônicas falsas usando o nome da XP. Essas chamadas poderão ser rastreadas e utilizadas nas investigações para ajudar a empresa a entender o caso.

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