XP confirma vazamento de dados de clientes, mas assegura que saldos não foram afetados; confira nota
Publicado 24/04/2025 • 15:16 | Atualizado há 3 horas
Trump Org vende boné e camiseta “Trump 2028”, alimentando especulações sobre terceira candidatura à Casa Branca
Jim Cramer descreve a influência única de Trump sobre o mercado: ‘Nunca, jamais vi o mercado se curvar tão prontamente aos desejos de um só homem’
Empresas dos EUA se preparam para lucros menores, já que as tarifas forçam consumidores a repensar gastos
Consumidores continuam a gastar mesmo com as guerras comerciais a aumentarem o risco de recessão
42% dos jovens americanos ‘mal conseguem sobreviver’ financeiramente, aponta pesquisa de Harvard
Publicado 24/04/2025 • 15:16 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
XP.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (24), a XP informou que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados, contendo informações de clientes. No entanto, reforça que elas estão protegidas e que não sofreram nenhum tipo de impacto.
Segundo a empresa, o acesso não autorizado aconteceu em 22 de março, e foi descoberto no mesmo dia. Imediatamente, a XP bloqueou o acesso, para evitar que os sistemas operacionais da empresa fossem invadidos.
As autoridades foram informadas e a empresa iniciou uma investigação para entender a extensão do vazamento.
A instituição também reforçou que suas operações não foram prejudicadas, e que já tomou medidas adicionais de segurança para solucionar o ocorrido. A empresa de investimentos enviou um comunicado aos clientes, ao qual o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC teve acesso. Confira na íntegra:
Em 22/03/25, tomamos conhecimento de que uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo da XP teve um acesso não autorizado. Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado. A utilização dos nossos aplicativos e sites pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar sua senha.
Nenhuma operação financeira foi realizada, seus recursos estão seguros e protegidos. Não foram acessadas informações como senha, assinatura eletrônica e biometria, e nem mesmo seu CPF ou documento de identidade. Suas informações pessoais não estão sendo compartilhadas ou divulgadas de forma pública. Portanto, não é necessária nenhuma ação por sua parte.
Atuamos preventivamente para garantir a segurança e a integridade de dados. Assim que tivemos conhecimento dos fatos, iniciamos uma investigação em detalhe de forma a conhecer sua extensão e informamos imediatamente às autoridades competentes.
Identificamos os seguintes dados de sua titularidade dentre as informações acessadas:
Por conta do ocorrido, desconfie de ligações telefônicas em nome da XP. sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico. A XP não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por sms ou e-mail. Se você ficar em dúvida sobre algum contato suspeito, procure nossos canais oficiais de atendimento . Dicas sobre segurança na sua vida financeira podem ser lidas aqui.
Lamentamos profundamente o ocorrido e queremos reforçar o nosso compromisso com a transparência e com a total segurança dos seus dados. Reforçamos que o acesso indevido foi prontamente interrompido.
Sua conta está segura, nenhum sistema da XP foi acessado e não é necessária nenhuma ação por sua parte.
Atenciosamente,
XP.
Ao Times Brasil, a XP confirmou o vazamento e o comunicado enviado aos clientes. Confira:
“A XP informou hoje que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes. Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras. Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos. Os clientes podem continuar a operar com total segurança. Não foram afetados os sistemas da XP e de qualquer empresa do grupo XP, bem como suas operações. Imediatamente, tão logo tomou conhecimento do acesso indevido, a XP adotou todas as medidas adicionais de segurança para solucionar o fato. Os reguladores e as autoridades competentes já foram informados do ocorrido“, diz a nota.
A XP iniciou uma investigação junto às autoridades para estudar a extensão do caso e possíveis responsáveis.
A empresa orientou clientes a desconfiarem de ligações telefônicas falsas usando o nome da XP. Essas chamadas poderão ser rastreadas e utilizadas nas investigações para ajudar a empresa a entender o caso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
China inaugura primeira rede comercial de banda larga 10G do mundo
China desmente negociações comerciais com os EUA e pede cancelamento de tarifas “unilaterais”
União Brasil e PP formam federação partidária e podem ter a maior bancada da Câmara dos Deputados
Trump pede a Putin para 'PARAR!' ataques russos em Kiev
Alemanha espera crescimento zero do PIB este ano e culpa tarifas de Trump