Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ambulantes destacam maior faturamento em sete anos no Carnaval de Salvador
Publicado 20/02/2026 • 11:30 | Atualizado há 2 horas
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Robôs humanoides da China passam de tropeços virais a saltos de kung fu em um ano
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia
Apple é processada nos EUA por suposta falha em impedir material ilegal no iCloud e iOS
Publicado 20/02/2026 • 11:30 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Divulgação
Cleidson Bispo viveu o melhor ano de vendas da sua vida em 2026
Os vendedores ambulantes do Carnaval de Salvador encerraram a edição de 2026 com relatos de faturamento recorde, reposição rápida de mercadorias e metas superadas nos principais circuitos da folia.
Nos pontos licenciados dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, trabalhadores afirmaram que a combinação entre o fluxo intenso de foliões e a organização da operação garantiu o melhor resultado dos últimos anos.
Cleidson Bispo Gomes, morador da Liberdade, participou pela terceira vez do circuito Barra-Ondina. Ele afirma que nunca vendeu tanto. “No geral, o público busca exatamente os produtos que temos. São muito procurados”, disse. Segundo ele, a reposição próxima ao circuito evitou ruptura de estoque. “Consigo repor de forma rápida e nunca fico sem produto.”
Noemia Barbosa do Rosário, moradora do Garcia e há sete anos atuando na festa, relata desempenho semelhante. “Foi bem melhor que o ano passado, o melhor lucro dentro de sete anos. Nunca sobra produto; acaba e eu tenho que correr para buscar mais”, afirmou.
Leia também: Varejo recua 8% no carnaval, mas turismo avança nas capitais, mostra ICVA
Os ambulantes destacam que o volume de vendas exigiu reposição constante ao longo do dia. A alta rotatividade do público ampliou o giro de produtos e reduziu perdas.
Segundo os trabalhadores ouvidos, o controle de estoque ficou mais simples com pontos de reabastecimento organizados ao longo dos circuitos. A agilidade na logística permitiu manter os isopores abastecidos mesmo nos momentos de maior concentração de público.
As vendas foram impulsionadas pelo fluxo de turistas e foliões nas ruas. Em 2026, o Carnaval de Salvador recebeu 3,8 milhões de visitantes e movimentou R$ 8,1 bilhões na economia estadual. A ocupação hoteleira ficou próxima de 100%, com circulação estimada de 12 milhões de foliões nos circuitos.
Para muitos ambulantes, o Carnaval representa a principal fonte de renda do ano. O faturamento concentrado em poucos dias permite quitar dívidas, investir na casa ou reforçar o capital de giro para outros períodos.
Trabalhadores relatam que a previsibilidade de abastecimento e a estabilidade das vendas ajudaram no planejamento diário. A margem obtida na revenda garantiu retorno acima do esperado.
A organização da operação contou com apoio institucional e fornecimento estruturado de mercadorias. No penúltimo dia da festa, representantes da Ambev e da Prefeitura de Salvador destacaram a parceria para garantir abastecimento contínuo e estrutura aos trabalhadores licenciados.
“O lucro é acima de 100% daquilo que é comprado na mão do patrocinador, que sempre faz campanha de valorização”, afirmou o diretor de Serviços Públicos da SEMOP, Alysson Carvalho.
Para os ambulantes, o saldo foi de vendas constantes, reposição rápida e o melhor resultado financeiro dos últimos sete anos no Carnaval de Salvador.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Raízen compra fatia da Sumitomo e assume biomassa
3
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
4
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
5
Bitcoin ainda pode chegar a US$ 200 mil? Entenda