Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ancelotti deixa o Real Madrid e vai comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026
Publicado 12/05/2025 • 22:53 | Atualizado há 5 meses
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 12/05/2025 • 22:53 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira, foi condenado na Espanha
Foto: JOSE BRETON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Carlo Ancelotti vai sair do Real Madrid pela segunda vez como o treinador mais vitorioso da história da Liga dos Campeões, após um segundo período extremamente bem-sucedido, pronto para levar seus talentos ao cenário internacional com o Brasil.
O tempo do italiano no topo do futebol de clubes parecia ter acabado antes de ele deixar o Everton para voltar ao Santiago Bernabéu em 2021. Mas Ancelotti provou que não tinha perdido sua velha magia, levantando a Taça Europeia pela quarta e quinta vez como treinador em 2022 e 2024.
Leia também:
Michael Jordan se junta à cobertura da NBA na NBC Sports como colaborador especial
Super Mundial de Clubes estreia em junho com novo formato e equipes mais valiosas do futebol mundial
O técnico de 65 anos também conquistou seu primeiro título da La Liga em 2022, completando a coleção dos cinco principais campeonatos da Europa.
Quando Zinedine Zidane, que levou o Madrid a três títulos da Liga dos Campeões, terminou seu segundo período no comando, Ancelotti foi considerado uma escolha segura, tendo liderado o triunfo da ‘decima’ em 2014.
Ele superou as expectativas, notoriamente altas entre os torcedores do Real, mantendo o status do clube como o mais forte da Europa.
Os Blancos garantiram um título da La Liga em sua primeira temporada de volta, dando a Ancelotti a coleção completa de títulos, antes de derrotar o Liverpool em Paris, colocando o italiano à frente de Zidane e Bob Paisley com um recorde de quatro títulos da Liga dos Campeões como treinador.
O Real teve que se contentar com as taças da Copa do Rei e do Mundial de Clubes no ano seguinte, mas voltaram com força após a contratação de Jude Bellingham, conquistando mais uma dobradinha La Liga-Liga dos Campeões na temporada passada.
No entanto, eles ficaram bem atrás do Barcelona na defesa do título da liga e perderam a final da Copa para seus rivais, enquanto uma eliminação nas quartas de final na Europa pelo Arsenal aparentemente selou o destino de Ancelotti.
Ele praticamente admitiu isso após a derrota na Copa do Rei, dizendo que seu futuro era “um assunto para as próximas semanas”.
O anúncio da saída de Ancelotti na segunda-feira (12) foi acompanhado pela notícia de que ele se tornaria o estrangeiro a liderar a Seleção Brasileira desde 1965.
Os pentacampeões mundiais têm enfrentado dificuldades nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e demitiram Dorival Júnior em março.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, inicialmente adiou a nomeação de um sucessor após a saída de Tite em 2022, na esperança de convencer Ancelotti a assumir o cargo.
Mas o fato de a espera por sua saída do Madrid ter se mostrado demasiadamente longa para Rodrigues é um testemunho do sucesso de Ancelotti na capital espanhola.
Dorival foi nomeado técnico em janeiro de 2024, mas o Brasil tem tropeçado rumo à Copa do Mundo do próximo ano na América do Norte, com cinco derrotas e três empates em 14 jogos das eliminatórias até agora.
No mês passado, reportagens da mídia brasileira sugeriram que a CBF não poderia arcar com a rescisão de Ancelotti, sugerindo que ele poderia, em vez disso, assumir a seleção da Arábia Saudita.
Mas esses temores foram dissipados, com Ancelotti começando com a Seleção em 26 de maio, antes das eliminatórias contra Equador e Paraguai em junho.
Rodrigues espera que Ancelotti possa ajudar a restaurar a reputação do Brasil como a principal força do futebol internacional.
“É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o topo do pódio”, exclamou Rodrigues.
Os gigantes sul-americanos só chegaram às semifinais uma vez nas últimas cinco Copas do Mundo, quando sofreram uma humilhante derrota por 7-1 em casa contra a Alemanha em 2014.
Os atacantes brasileiros Vinicius Jr. e Rodrygo floresceram sob o comando de Ancelotti no Real Madrid e são peças-chave para a seleção. O zagueiro Éder Militão e o prodígio Endrick também jogam no clube merengue.
Ancelotti chegará ao Brasil com um currículo que poucos conseguem igualar. Ele treinou Reggiana, Parma e Juventus por curtos períodos antes de chegar ao AC Milan em 2001, saindo em 2009 como o treinador mais longevo do clube e após vencer as Ligas dos Campeões de 2003 e 2007.
Em 2009, Ancelotti assumiu o Chelsea, conquistando a liga e a Copa da Inglaterra e ajudando os Blues a se tornarem o primeiro time na era da Premier League a marcar mais de 100 gols em uma temporada.
Ancelotti venceu o título da Ligue 1 com o Paris Saint-Germain antes de assumir o Real Madrid naquele verão.
Ancelotti conquistou o apoio e a afeição dos pesos-pesados do Real, incluindo Cristiano Ronaldo, a caminho de vencer a tão aguardada décima Liga dos Campeões.
O presidente do Madrid, Florentino Pérez, o demitiu no ano seguinte, com Ancelotti indo para o Bayern de Munique, onde prontamente venceu a Bundesliga em 2017.
Ancelotti teve passagens posteriores por Napoli e Everton antes do retorno surpresa à elite com o Madrid, que durou quatro anos e o deixou tão requisitado como nunca antes.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
De filantropo a chefe de tráfico de trabalho escravo. Quem é o megaempresário por trás do golpe de US$ 15 bilhões em bitcoin pego pelos EUA
Governo negocia empréstimo com bancos públicos e privados para salvar Correios e evitar aporte do Tesouro
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Entenda porque o Brasil é o paraíso dos sindicatos