O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa ao lado de trabalhadores da indústria do carvão, no dia em que assina ordens executivas relacionadas à energia na Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, 8 de abril de 2025.

CNBC Trump assina ordem para reduzir preços de medicamentos nos EUA, igualando-os aos do exterior

Entretenimento

Ancelotti deixa o Real Madrid e vai comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026

Publicado 12/05/2025 • 22:53 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Carlo Ancelotti vai sair do Real Madrid pela segunda vez como o treinador mais vitorioso da história da Liga dos Campeões, após um segundo período extremamente bem-sucedido, pronto para levar seus talentos ao cenário internacional com o Brasil.
  • O tempo do italiano no topo do futebol de clubes parecia ter acabado antes de ele deixar o Everton para voltar ao Santiago Bernabéu em 2021. Mas Ancelotti provou que não tinha perdido sua velha magia, levantando a Taça Europeia pela quarta e quinta vez como treinador em 2022 e 2024.
Carlo Ancelotti.

Carlo Ancelotti.

Foto: JOSE BRETON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Carlo Ancelotti vai sair do Real Madrid pela segunda vez como o treinador mais vitorioso da história da Liga dos Campeões, após um segundo período extremamente bem-sucedido, pronto para levar seus talentos ao cenário internacional com o Brasil.

O tempo do italiano no topo do futebol de clubes parecia ter acabado antes de ele deixar o Everton para voltar ao Santiago Bernabéu em 2021. Mas Ancelotti provou que não tinha perdido sua velha magia, levantando a Taça Europeia pela quarta e quinta vez como treinador em 2022 e 2024.

Leia também:

Michael Jordan se junta à cobertura da NBA na NBC Sports como colaborador especial

Super Mundial de Clubes estreia em junho com novo formato e equipes mais valiosas do futebol mundial

Conquistas impressionantes no Real Madrid

O técnico de 65 anos também conquistou seu primeiro título da La Liga em 2022, completando a coleção dos cinco principais campeonatos da Europa.

Quando Zinedine Zidane, que levou o Madrid a três títulos da Liga dos Campeões, terminou seu segundo período no comando, Ancelotti foi considerado uma escolha segura, tendo liderado o triunfo da ‘decima’ em 2014.

Ele superou as expectativas, notoriamente altas entre os torcedores do Real, mantendo o status do clube como o mais forte da Europa.

Os Blancos garantiram um título da La Liga em sua primeira temporada de volta, dando a Ancelotti a coleção completa de títulos, antes de derrotar o Liverpool em Paris, colocando o italiano à frente de Zidane e Bob Paisley com um recorde de quatro títulos da Liga dos Campeões como treinador.

O Real teve que se contentar com as taças da Copa do Rei e do Mundial de Clubes no ano seguinte, mas voltaram com força após a contratação de Jude Bellingham, conquistando mais uma dobradinha La Liga-Liga dos Campeões na temporada passada.

No entanto, eles ficaram bem atrás do Barcelona na defesa do título da liga e perderam a final da Copa para seus rivais, enquanto uma eliminação nas quartas de final na Europa pelo Arsenal aparentemente selou o destino de Ancelotti.

Ele praticamente admitiu isso após a derrota na Copa do Rei, dizendo que seu futuro era “um assunto para as próximas semanas”.

O Brasil chama

O anúncio da saída de Ancelotti na segunda-feira (12) foi acompanhado pela notícia de que ele se tornaria o estrangeiro a liderar a Seleção Brasileira desde 1965.

Os pentacampeões mundiais têm enfrentado dificuldades nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e demitiram Dorival Júnior em março.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, inicialmente adiou a nomeação de um sucessor após a saída de Tite em 2022, na esperança de convencer Ancelotti a assumir o cargo.

Mas o fato de a espera por sua saída do Madrid ter se mostrado demasiadamente longa para Rodrigues é um testemunho do sucesso de Ancelotti na capital espanhola.

Dorival foi nomeado técnico em janeiro de 2024, mas o Brasil tem tropeçado rumo à Copa do Mundo do próximo ano na América do Norte, com cinco derrotas e três empates em 14 jogos das eliminatórias até agora.

No mês passado, reportagens da mídia brasileira sugeriram que a CBF não poderia arcar com a rescisão de Ancelotti, sugerindo que ele poderia, em vez disso, assumir a seleção da Arábia Saudita.

Mas esses temores foram dissipados, com Ancelotti começando com a Seleção em 26 de maio, antes das eliminatórias contra Equador e Paraguai em junho.

Rodrigues espera que Ancelotti possa ajudar a restaurar a reputação do Brasil como a principal força do futebol internacional.

“É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o topo do pódio”, exclamou Rodrigues.

Os gigantes sul-americanos só chegaram às semifinais uma vez nas últimas cinco Copas do Mundo, quando sofreram uma humilhante derrota por 7-1 em casa contra a Alemanha em 2014.

Os atacantes brasileiros Vinicius Jr. e Rodrygo floresceram sob o comando de Ancelotti no Real Madrid e são peças-chave para a seleção. O zagueiro Éder Militão e o prodígio Endrick também jogam no clube merengue.

Sucesso sem precedentes

Ancelotti chegará ao Brasil com um currículo que poucos conseguem igualar. Ele treinou Reggiana, Parma e Juventus por curtos períodos antes de chegar ao AC Milan em 2001, saindo em 2009 como o treinador mais longevo do clube e após vencer as Ligas dos Campeões de 2003 e 2007.

Em 2009, Ancelotti assumiu o Chelsea, conquistando a liga e a Copa da Inglaterra e ajudando os Blues a se tornarem o primeiro time na era da Premier League a marcar mais de 100 gols em uma temporada.

Ancelotti venceu o título da Ligue 1 com o Paris Saint-Germain antes de assumir o Real Madrid naquele verão.

Ancelotti conquistou o apoio e a afeição dos pesos-pesados do Real, incluindo Cristiano Ronaldo, a caminho de vencer a tão aguardada décima Liga dos Campeões.

O presidente do Madrid, Florentino Pérez, o demitiu no ano seguinte, com Ancelotti indo para o Bayern de Munique, onde prontamente venceu a Bundesliga em 2017.

Ancelotti teve passagens posteriores por Napoli e Everton antes do retorno surpresa à elite com o Madrid, que durou quatro anos e o deixou tão requisitado como nunca antes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Entretenimento