Elon Musk está a caminho de se tornar trilionário até 2027
Impostos, cripto, tarifas: como o governo Trump pode afetar finanças dos americanos
Saiba por que as ‘big techs’ apostam em energia nuclear para projetos de IA
Como falar sobre dinheiro no primeiro encontro? Especialista dá dicas
Por que Steve Jobs era diferente do resto das pessoas? Veja o que diz Tim Cook
Publicado 12/11/2024 • 20:21 | Atualizado há 12 horas
KEY POINTS
Reprodução Ryan Kang/NFL
Tom Brady celebrando vitória do New England Patriots com sua filha Vivian Lake Brady.
Tom Brady sabe muito bem sobre como ser um bom companheiro de equipe, como seus sete títulos do Super Bowl e uma carreira profissional de mais de duas décadas no futebol americano provam.
No entanto, estudiosos afirmam que Brady teve uma carreira tão vitoriosa por ter ajudado as pessoas ao seu redor a ter um desempenho melhor, e não apenas por ser um grande quarterback.
Veja o que Liane Davey, especialista em trabalho em equipe, diz sobre o que podemos aprender com o jogador, que recentemente se tornou proprietário minoritário do Las Vegas Raiders:
“Comecei a criar o hábito de dar crédito aos jogadores que ocupam funções subestimadas — não apenas porque eles mereciam, mas também para mostrar aos outros que nenhum jogador deve passar despercebido”, disse Brady. “Para ser um grande time, todos precisam se sentir valorizados — e cabe aos líderes do time garantir que isso aconteça”.
Embora Davey concorde com Brady que valorizar colegas desconhecidos é importante, ela diz que a dica se encaixa melhor no ambiente de trabalho se for reformulada como: “valorizar colegas que têm objetivos diferentes”.
Alguém na área de vendas pode querer tornar um produto mais personalizável para atender às necessidades do cliente, mas isso tem potencial de entrar em conflito com alguém na equipe de operações que quer se concentrar na qualidade do produto, e até entrar em conflito com a pessoa responsável por criar o produto, afirma a especialista.
Ainda para Davey, bons companheiros de equipe não devem apenas ser conscientes e respeitosos com pessoas que têm objetivos diferentes, mas sim, valorizá-los. Reservar um tempo em uma reunião para reconhecer e valorizar as opiniões dos membros da equipe que podem ter uma opinião minoritária pode promover melhores relacionamentos e levar a um melhor desempenho, aponta.
Quando Tom Brady entrou para os Patriots, ele disse que fazia parte de um grupo de jogadores que competiam uns sobre os outros. Seja chegando primeiro na sala de musculação ou bebendo mais água, Brady se concentrou em estabelecer um padrão de esforço de 100%. “Nessa cultura, estávamos nos mantendo em um nível mais alto de responsabilidade”, disse ele.
Embora promover uma cultura de esforço de 100% possa beneficiar uma equipe de atletas de elite ativos apenas durante a temporada de jogo, Davey diz que o conselho pode não ser realista para “meros mortais” que trabalham o ano todo. “Não acho que 100% o tempo todo seja sustentável ou saudável”, afirma.
Em vez disso, a especialista diz que bons companheiros de equipe devem comunicar claramente quando 100% de esforço é necessário e quando é aceitável diminuir o ritmo. Além disso, os membros também devem ser transparentes uns com os outros quando podem precisar reduzir seus esforços.
Ainda para Davey, entender a cultura da empresa durante o recrutamento também é importante. Ela cita o exemplo da Tesla, que têm uma cultura de esforço intenso em comparação a outras que podem ter uma abordagem mais flexível.
Algo que Brady diz que é muito importante no ambiente de trabalho é a importância de dar feedback sincero, afirma a especialista.
“Como meus companheiros de equipe sabiam que eu estava investindo neles, eu era capaz de oferecer críticas sem fazê-los se sentirem atacados. Como sociedade, nos afastamos de ter essas conversas francas”, diz Tom Brady.
Grandes companheiros de equipe se responsabilizam sem culpar os outros como se estivessem “pegando uma peça”, afirma Davey — em vez disso, fornecem feedback sincero e transparente sobre como as ações individuais afetam a equipe.
Equipes de alto desempenho aceitam a tensão, o conflito saudável e o desconforto para melhorar o desempenho geral, diz a especialista.
Recentemente, Brady começou sua carreira como comentarista na Fox Sports. Antes de começar, Brady disse que eles foram para as Bahamas, onde se conheceram melhor. “A camaradagem que construímos e o melhor entendimento que adquirimos uns dos outros como indivíduos nos ajudarão a ter um melhor desempenho como grupo”, disse ele.
Davey diz que se conectar com colegas de equipe pode gerar confiança e apoiar uma tomada de decisão eficiente ao promover experiências compartilhadas, entender uns aos outros como seres humanos e encorajar a tomada de riscos.
“A tomada de riscos apoia todos os tipos de resultados de produtividade: melhor inovação, melhor engajamento — todas essas coisas acontecem quando temos a conexão que cria confiança”, afirma Davey. “Estou de acordo com Tom nisso”.
No entanto, a especialista diz que é importante reconhecer que nem todos podem se conectar fora do horário de trabalho devido a responsabilidades pessoais. Criar oportunidades de conexão durante o horário de trabalho, seja uma breve conversa na máquina de café ou um evento durante o horário de trabalho, pode ajudar a garantir a inclusão e manter a coesão da equipe.
Ao contrário dos objetivos claros nos esportes, as metas e prioridades no local de trabalho geralmente diferem, levando a conflitos. As equipes estão constantemente mudando para se alinharem com estratégias e ambientes em mudança, e Davey diz que grandes membros de equipe no local de trabalho devem reavaliar continuamente como suas funções se encaixam e contribuem para as metas da organização.
“É ótimo para nós perguntarmos o que podemos aprender com outras situações”, afirma Davey. “Mas temos que ter um pouco de cuidado para não simplificar demais ou usar um padrão para o 1% do 1% do 1%”, finaliza a especialista, que analisou alguns pontos tratados por Tom Brady sobre como ser um bom companheiro de equipe no trabalho.
Mais lidas
Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis americanos contra alvos em território russo
Restaurantes dos EUA estão otimistas para 2025 após queda de movimento e onda de falências
Um terço dos jovens americanos vive com os pais em meio à crise econômica
Biden visita a Amazônia; novo governo Trump pode reverter políticas ambientais
TIMES BRASIL - AO VIVO