Receita de patrocínios de times da NBA aumenta 8%, impulsionada por patches nas camisas
Publicado 05/06/2025 • 12:47 | Atualizado há 1 dia
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Publicado 05/06/2025 • 12:47 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Jogo da NBA.
Divulgação NBA.
Os patrocínios de times da NBA subiram 8% em comparação ao ano anterior, totalizando US$ 1,62 bilhão (aproximadamente R$ 8,1 bilhões) nesta temporada, segundo a empresa de dados SponsorUnited.
O aumento das parcerias de patches nas camisas contribuiu para esse crescimento, e 450 marcas firmaram parcerias com a liga pela primeira vez. O crescimento nos patrocínios vem na esteira do acordo histórico de direitos de mídia da NBA, no valor de US$ 77 bilhões, que começa na próxima temporada.
Os times da NBA arrecadaram US$ 1,62 bilhão (cerca de R$ 8,1 bilhões) em receitas de patrocínio nesta temporada — um aumento de 8% em relação ao ano passado e de 91% em comparação aos US$ 850 milhões de cinco anos atrás, segundo a SponsorUnited.
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Embora o volume de acordos tenha subido apenas 2,5% em relação ao ano passado, as parcerias se tornaram maiores e mais estratégicas, conforme o relatório NBA Marketing Partnerships 2024-2025 da SponsorUnited, que monitora patrocínios esportivos e de entretenimento globais.
No entanto, esse montante ainda fica aquém da NFL, que teve quase US$ 2,5 bilhões (aproximadamente R$ 12,5 bilhões) em receitas de patrocínio de times, um aumento de 6% em relação à temporada anterior, segundo a SponsorUnited.
Uma parte fundamental do aumento de receita da NBA é a proliferação de patches de patrocinadores nas camisas dos times, disse Bob Lynch, fundador e CEO da empresa de dados.
O número de acordos de patches nas camisas — comuns no futebol internacional e cada vez mais populares na NBA desde sua introdução em 2017 — mais que dobrou de um ano para o outro na última temporada. Houve seis novos parceiros de patches na NBA, contribuindo com mais de US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões) em novos gastos este ano, segundo o relatório. Os acordos geralmente duram em média três anos, disse Lynch.
“Foi como uma corrida maluca para fechar esses acordos, que geram muito burburinho e muita receita”, disse Lynch. “Essas parcerias podem representar um quarto de bilhão de dólares em receita incremental gerada apenas a partir de 11 acordos vendidos. Isso mostra a viabilidade e o interesse contínuo na NBA só com esses patches nas camisas.”
A inauguração do Intuit Dome dos Los Angeles Clippers em 2024 também ajudou a aumentar a receita geral de patrocínios.
“Sempre que essas ligas têm um grande estádio que é inaugurado ou um time de expansão, isso traz muito mais receita para a liga”, disse Lynch.
“Entre os patches nas camisas e o estádio dos Clippers, foi como se estivéssemos trazendo três novos times para a liga que geraram receita”, disse ele.
Houve 450 marcas que entraram para os patrocínios da NBA pela primeira vez nesta temporada. O maior crescimento veio de marcas dos setores de construção, bebidas alcoólicas e tecnologia, segundo a SponsorUnited.
Rakuten e JPMorgan Chase se destacam como as marcas que mais investem na liga, segundo o relatório. A Chase é patrocinadora da arena do Golden State Warriors, enquanto a Rakuten tem um patch na camisa do time.
O aumento nos patrocínios vem após o acordo de direitos de mídia de US$ 77 bilhões da liga, no qual os jogos serão transmitidos nas plataformas da Disney, como ESPN, na NBC da Comcast e Peacock, e no Prime Video da Amazon a partir da próxima temporada. O mais recente acordo de direitos de mídia mostra uma ênfase em streaming e uma expansão mais ampla na TV aberta.
Jogadores de destaque individual conseguiram alguns dos maiores acordos de patrocínio, que não contribuíram para o total de patrocínios dos times, mas frequentemente servem como porta de entrada para marcas eventualmente fecharem acordos com os times, disse Lynch.
“O que estamos vendo é que os jogadores estão quase se tornando times por conta própria no número de acordos de patrocínio que possuem”, disse Lynch.
Inicialmente, os jogadores estrelas e suas enormes redes sociais eram considerados uma ameaça à receita de patrocínio geral da liga e dos times. Em vez disso, eles forneceram um impulso, disse Lynch.
“Isso criou um ecossistema maior para as marcas entrarem no espaço da NBA, como uma forma de testar as águas”, disse ele.
Os atletas costumam assinar acordos de patrocínio que podem durar apenas alguns meses, ao contrário dos patrocínios de times que são de longo prazo. A exceção são jogadores de gerações, como Steph Curry e LeBron James, que têm o poder para acordos de longo prazo.
Nesta temporada, Jared McCain do Philadelphia 76ers assinou 30 acordos de patrocínio, o maior número por um jogador em uma única temporada na história da NBA, segundo a SponsorUnited.
Outros atletas de destaque na NBA que lideraram em acordos de patrocínio incluem três jogadores do New York Knicks — Karl-Anthony Towns, Josh Hart e Jalen Brunson — que levaram o time às Finais da Conferência Leste nesta temporada.
Steph Curry, do Golden State Warriors, também estava entre os jogadores mais patrocinados da NBA. Curry viu sua carreira nos negócios mudar quando assinou um acordo com a Under Armour em 2013, que valia cerca de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 20 milhões) por ano, segundo a CNBC. Em 2023, Curry estendeu o acordo e recebeu 8,8 milhões de ações da Under Armour, avaliadas em US$ 75 milhões (cerca de R$ 375 milhões) na época.
No geral, os Warriors estão ao lado dos Dallas Cowboys da NFL e dos Los Angeles Dodgers da MLB como parte de um seleto grupo de times dos EUA com os negócios de patrocínio mais lucrativos.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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