Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Publicado 26/01/2026 • 18:24 | Atualizado há 4 horas
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Trump “castiga” Coreia do Sul com tarifas de 25% após trava em acordo comercial
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Empresa de terras raras salta após aporte do Departamento de Comércio dos EUA
Publicado 26/01/2026 • 18:24 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Erik McGregor | Lightrocket | Getty Images
O futuro CEO da Target, uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos, Michael Fiddelke, disse aos funcionários na segunda-feira (26) que “a violência e a perda de vidas em nossa comunidade são incrivelmente dolorosas”, após o segundo tiroteio fatal envolvendo agentes federais na cidade natal da empresa, Minneapolis, nas últimas semanas.
“Sei que isso está pesando muito para muitos de vocês em todo o país, assim como para mim”, disse ele em um vídeo enviado à força de trabalho da grande varejista. “O que está acontecendo nos afeta não apenas como empresa, mas como pessoas, vizinhos, amigos e familiares dentro da Target.”
No vídeo, Fiddelke não citou o nome dos dois cidadãos americanos mortos nos tiroteios, Renee Good ou Alex Pretti, não descreveu as ações dos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante a intensificação da repressão em Minneapolis, nem pediu mudanças políticas específicas. Ele também não mencionou o presidente Donald Trump ou seu governo.
Corporações e CEOs mantiveram-se, em grande parte, em silêncio durante o deslocamento de milhares de agentes federais para Minneapolis e a morte de Good por um agente do ICE no início deste mês. No entanto, mesmo antes do tiroteio mortal de sábado, pesquisas de opinião pública refletiam preocupações sobre as táticas do governo Trump, com 61% dos entrevistados em uma pesquisa do New York Times/Siena, realizada após a morte de Good, afirmando que as táticas do ICE foram longe demais.
Milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Minneapolis sob temperaturas de inverno abaixo de zero para protestar contra as ações do ICE. E, na sexta-feira, muitas empresas locais fecharam as portas para um evento chamado “Dia da Verdade e da Liberdade”, organizado e apoiado por líderes religiosos locais.
Leia mais:
Trump não quer pessoas “feridas ou mortas nas ruas dos EUA”, diz a Casa Branca
Mais de 60 líderes empresariais de Minnesota, incluindo Fiddelke, assinaram uma carta no domingo pedindo uma “redução imediata das tensões” após a morte de Pretti. Essa mensagem também não mencionou especificamente os tiroteios ou Trump.
Fiddelke, atual diretor de operações (COO) da Target, assumirá o cargo de CEO em 1º de fevereiro. Na mensagem em vídeo, ele disse que está ansioso para começar o trabalho em uma semana e que “esta não é a primeira mensagem que imaginei que enviaria”.
Ele afirmou que tem se “reunido com diversos líderes e, neste fim de semana, somou sua assinatura a um comunicado usando nossa voz coletiva para pedir calma, diálogo construtivo e redução das tensões para manter as pessoas seguras enquanto esse trabalho continua”.
Leia a transcrição completa do vídeo de Fiddelke aqui:
“Olá, equipe.
Em uma semana, assumirei oficialmente como CEO.
Estamos prestes a iniciar um novo capítulo para a Target, e venho ansioso para começar este trabalho com vocês há algum tempo, mas esta não é a primeira mensagem que imaginei que enviaria.
Teremos tempo para conversar muito em breve sobre nossos planos para levar a Target adiante, mas agora, como alguém que está criando uma família aqui nas Cidades Gêmeas [Minneapolis e Saint Paul] e como líder desta empresa local, quero reconhecer o momento em que estamos.
A violência e a perda de vidas em nossa comunidade são incrivelmente dolorosas.
Sei que isso está pesando muito para muitos de vocês em todo o país, assim como para mim.
O que está acontecendo nos afeta não apenas como empresa, mas como pessoas, vizinhos, amigos e familiares dentro da Target.
Estamos fazendo tudo o que podemos para gerenciar o que está sob nosso controle, mantendo sempre a segurança de nossa equipe e de nossos clientes como nossa prioridade máxima.
Durante meus mais de 20 anos na Target, uma das coisas que mais amei é como fazemos parte das comunidades onde operamos.
Desde o início, doamos 5% de nossos lucros e milhões de horas de voluntariado para torná-las lugares fortes e vibrantes para se viver e trabalhar.
Em linha com isso, tenho me reunido com diversos líderes e, neste fim de semana, adicionei minha assinatura a um comunicado usando nossa voz coletiva para pedir calma, diálogo construtivo e desescalada para reduzir a tensão e manter as pessoas seguras.
Enquanto esse trabalho continua, olhando para a próxima semana, passarei meus primeiros dias visitando as unidades, ouvindo e aprendendo ao lado de nossas equipes, e depois nos reuniremos para uma conversa com todo o time para falar sobre como estamos movendo nossos negócios adiante.
Nossa equipe de liderança está mobilizada, o RH está equipado e nossos recursos permanecem prontos para oferecer o cuidado e o suporte de que vocês precisam.
Obrigado por tudo o que fazem uns pelos outros, pelos nossos clientes e pelas nossas comunidades.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
3
Banco Master: Vorcaro, Lula e o contrato milionário com o escritório de Lewandowski
4
Índia entra em alerta com surto do vírus Nipah e dezenas em quarentena
5
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil