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CEO da Rhodia defende conscientização do consumidor para ampliar produção sustentável
Publicado 18/08/2025 • 12:47 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 18/08/2025 • 12:47 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
No painel “AI, Technology and Infrastructure – Building Brazil’s next growth platform”, realizado durante o FT Climate & Impact Summit Latino-América e Brasil 2030, Daniela Manique, CEO da Rhodia (Solvay Group) na América Latina, destacou a importância da conscientização do consumidor como caminho para massificar e baratear a produção sustentável no Brasil.
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Segundo a executiva, a companhia já dispõe de processos para produzir de forma totalmente verde todos os produtos à base de nafta, mas o custo ainda é significativamente superior ao modelo tradicional.
“Na Rhodia, nós já temos como produzir de forma verde todos os produtos à base de nafta, mas o custo ainda varia de duas a seis vezes mais do que da forma tradicional”, afirmou.
Manique defendeu a adoção de mecanismos que ajudem o consumidor a identificar produtos com menor impacto ambiental, incentivando escolhas mais sustentáveis no momento da compra.
“É uma pergunta difícil, mas nós discutimos no grupo de transição energética da COP30 algumas saídas. Uma delas seria ampliar o conceito dos selos de economia de energia usados em eletrodomésticos. Se eles fossem aplicados a uma gama maior de produtos, o consumidor teria clareza sobre o impacto. Por exemplo, poderia saber que um fio têxtil brasileiro tem 50% menos poliamida que o importado. Essa consciência pode aumentar as vendas e ajudar a massificar e baratear as produções”, explicou.
O painel também abordou os desafios para que o Brasil escale sua agenda em inteligência artificial (IA) e novas tecnologias, conciliando desenvolvimento econômico com metas ambientais, padrões éticos e clareza regulatória. Entre os pontos discutidos estiveram a modernização da infraestrutura, a necessidade de formação de novos talentos e medidas para posicionar o país como hub global de tecnologia.
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