Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Head de Agricultura da Bayer: “Agricultor brasileiro já aplica mais práticas regenerativas do que a média mundial”
Publicado 19/08/2025 • 21:57 | Atualizado há 4 horas
Publicado 19/08/2025 • 21:57 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O painel “Sustainable food production in Latin America – Can the region lead the global transition?”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu especialistas para debater como a América Latina pode conciliar o papel de grande produtora de alimentos com as metas de redução de impacto ambiental.
Leia mais:
Sustentabilidade perde espaço entre CEOs, diz Ricardo Mussa, chair da SBCOP30
Participaram Francila Calica (Head of Agricultural Affairs and Sustainability Latin America da Bayer), Francisco Jardim (cofundador e sócio da SP Ventures), Roberto Silva Waack (conselheiro independente da Marfrig) e Izabella Teixeira (co-chair do International Resource Panel da ONU Meio Ambiente – IRP/UNEP), com mediação de Michael Stott, editor para América Latina do Financial Times.
Francila Calica destacou que o setor agrícola vive uma nova revolução, com a transição da agricultura sustentável — que conciliava produção com conservação — para a agricultura regenerativa, que busca restaurar os recursos naturais. Segundo ela, esse movimento é impulsionado diretamente pelas perdas econômicas enfrentadas pelos produtores diante de eventos climáticos extremos.
“Seis em cada dez agricultores entrevistados em oito países, incluindo o Brasil, relataram impacto direto em sua rentabilidade devido a eventos climáticos inusuais nos últimos dois anos. Eles entendem que práticas regenerativas aumentam a resiliência da produção e protegem a rentabilidade”, afirmou Calica, ao comentar resultados de uma pesquisa realizada pela Bayer com 2 mil agricultores.
De acordo com a executiva, os agricultores brasileiros já aplicam, em média, dez práticas de agricultura regenerativa em seu dia a dia, contra sete práticas na média global. Entre elas estão o plantio direto, a rotação de culturas e o uso combinado de insumos biológicos e químicos.
“O agricultor brasileiro já tem o desejo, o conhecimento e a vontade de aplicar práticas regenerativas, porque isso está trazendo aumento de produtividade e maior resiliência para os cultivos”, acrescentou.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings