Baidu registra queda de 3% na receita do terceiro trimestre, superando expectativas do mercado
Publicado 21/11/2024 • 13:00 | Atualizado há 4 meses
Confira a lista de Trump: Mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 21/11/2024 • 13:00 | Atualizado há 4 meses
No início do mês, Baidu lançou óculos inteligentes para competir com Ray-Ban da Meta
divulgação / Baidu
A gigante chinesa de tecnologia Baidu anunciou na quinta-feira (21) uma queda de 3% na receita do terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, superando as expectativas do mercado em meio ao crescimento da nuvem de IA.
A receita foi de US$ 4,78 bilhões (aproximadamente R$ 23,9 bilhões) para o trimestre encerrado em 30 de setembro. O lucro líquido para o período aumentou 14%, atingindo US$ 1,09 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões).
A Baidu observou um aumento de 12% em sua receita não relacionada a marketing online, equivalente a US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 5,5 bilhões), impulsionada principalmente pelo seu negócio de nuvem de inteligência artificial.
Os analistas esperavam que a empresa reportasse para o trimestre, de acordo com as estimativas da LSEG, uma receita de US$ 4,63 bilhões (cerca de R$ 23,1 bilhões) e o lucro líquido de US$ 857,17 milhões (aproximadamente R$ 4,3 bilhões).
A Baidu havia reportado receita de 34,45 bilhões de yuans (US$ 4,75 bilhões, cerca de R$ 23,8 bilhões) e lucro líquido de 6,68 bilhões de yuans para o terceiro trimestre de 2023.
Com sede em Pequim, a Baidu opera um dos principais motores de busca da web na China, além de um aplicativo de mapas amplamente utilizado. A empresa também oferece serviços de computação em nuvem. O marketing online representa uma parte significativa da receita da empresa.
No campo da inteligência artificial, a Baidu promoveu seu chatbot Ernie como uma alternativa local ao ChatGPT da OpenAI, que não está disponível na China. O bot Ernie agora conta com 430 milhões de usuários, informou a Baidu na semana passada.
A empresa também anunciou que seus Óculos de IA Xiaodu começarão a ser vendidos na primeira metade do próximo ano. O dispositivo vestível possui pelo menos uma câmera e utiliza as capacidades de IA do Ernie, além das funções de mapas e busca da Baidu. Embora a Baidu não tenha revelado um preço, o produto é amplamente esperado como uma alternativa chinesa aos populares óculos inteligentes Ray-Ban da Meta.
A Baidu anunciou uma mudança na gestão no mês passado, com Junjie He, anteriormente chefe do grupo de ecossistema móvel, assumindo o cargo de CFO interino da empresa, enquanto o ex-CFO Rong Luo assumiu a liderança da divisão móvel.
Mais lidas
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Trump anuncia tarifas recíprocas: Brasil será afetado com 10%
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest