Baidu registra queda de 3% na receita do terceiro trimestre, superando expectativas do mercado
Publicado 21/11/2024 • 13:00 | Atualizado há 6 meses
‘Precisamos saber quanto as coisas vão custar’, diz dono de negócio em meio as tarifas de Trump
Ações da Tesla devem encerrar maio em alta enquanto Musk encerra período com DOGE de Trump
Trump diz que EUA dobrarão tarifas sobre aço para 50%
Trump elogia Musk e DOGE na despedida da Casa Branca: “este será o último dia, mas sempre estará conosco”
Guerra comercial está abalando as viagens de negócios globais — 4 gráficos mostram como
Publicado 21/11/2024 • 13:00 | Atualizado há 6 meses
No início do mês, Baidu lançou óculos inteligentes para competir com Ray-Ban da Meta
divulgação / Baidu
A gigante chinesa de tecnologia Baidu anunciou na quinta-feira (21) uma queda de 3% na receita do terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, superando as expectativas do mercado em meio ao crescimento da nuvem de IA.
A receita foi de US$ 4,78 bilhões (aproximadamente R$ 23,9 bilhões) para o trimestre encerrado em 30 de setembro. O lucro líquido para o período aumentou 14%, atingindo US$ 1,09 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões).
A Baidu observou um aumento de 12% em sua receita não relacionada a marketing online, equivalente a US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 5,5 bilhões), impulsionada principalmente pelo seu negócio de nuvem de inteligência artificial.
Os analistas esperavam que a empresa reportasse para o trimestre, de acordo com as estimativas da LSEG, uma receita de US$ 4,63 bilhões (cerca de R$ 23,1 bilhões) e o lucro líquido de US$ 857,17 milhões (aproximadamente R$ 4,3 bilhões).
A Baidu havia reportado receita de 34,45 bilhões de yuans (US$ 4,75 bilhões, cerca de R$ 23,8 bilhões) e lucro líquido de 6,68 bilhões de yuans para o terceiro trimestre de 2023.
Com sede em Pequim, a Baidu opera um dos principais motores de busca da web na China, além de um aplicativo de mapas amplamente utilizado. A empresa também oferece serviços de computação em nuvem. O marketing online representa uma parte significativa da receita da empresa.
No campo da inteligência artificial, a Baidu promoveu seu chatbot Ernie como uma alternativa local ao ChatGPT da OpenAI, que não está disponível na China. O bot Ernie agora conta com 430 milhões de usuários, informou a Baidu na semana passada.
A empresa também anunciou que seus Óculos de IA Xiaodu começarão a ser vendidos na primeira metade do próximo ano. O dispositivo vestível possui pelo menos uma câmera e utiliza as capacidades de IA do Ernie, além das funções de mapas e busca da Baidu. Embora a Baidu não tenha revelado um preço, o produto é amplamente esperado como uma alternativa chinesa aos populares óculos inteligentes Ray-Ban da Meta.
A Baidu anunciou uma mudança na gestão no mês passado, com Junjie He, anteriormente chefe do grupo de ecossistema móvel, assumindo o cargo de CFO interino da empresa, enquanto o ex-CFO Rong Luo assumiu a liderança da divisão móvel.
Mais lidas
Google defende manutenção do navegador Chrome e rejeita se desfazer dele
Governo detalha bloqueio de R$31,3 bilhões no Orçamento de 2025
EUA apontam locais no Brasil onde turista deve ter 'mais cautela' devido à violência
Chefe do Pentágono diz estar pronto para "lutar e vencer" a China e pede aos aliados asiáticos que aumentem gastos com defesa
China suspende a importação dos produtos relacionados a aves do Brasil