Obra 'Comedian' em exposição

Investidor de criptomoedas compra ‘obra de arte da banana’ e pretende comê-la

Ações

Exclusivo CNBC: Nvidia pode ser sua própria inimiga? Ações caem após resultados do terceiro trimestre

Publicado 21/11/2024 • 12:08 | Atualizado há 2 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As ações caíram 2,5% no pregão após o horário comercial apesar de a receita ter separado
  • Trata-se de um ritmo mais lento do que o crescimento nos três trimestres anteriores
  • Parece que os investidores aproveitaram o desempenho surpreendente da Nvidia por tanto tempo que se tornaram insensíveis, segundo análise
Chip Nvidia

Ações caem após resultados do terceiro trimestre

Divulgação

A Nvidia divulgou resultados do terceiro trimestre que superaram as expectativas, mas as ações caíram 2,5% no pregão após o horário comercial. A receita da empresa disparou 94% em relação ao ano anterior, alcançando $35,08 bilhões no trimestre encerrado em 27 de outubro. O lucro líquido aumentou 109% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando $19,3 bilhões. A empresa afirmou que as vendas de seu novo chip Blackwell serão limitadas pela oferta, não pela demanda.

O Dow quebra sequência de perdas
Os mercados dos EUA negociaram de forma mista na quarta-feira, antes dos resultados da Nvidia após o fechamento. O S&P 500 ficou estável, o Dow Jones Industrial Average subiu 0,32% para interromper sua sequência de quatro dias de perdas, e o Nasdaq Composite recuou 0,11%. As ações da região Asia-Pacífico estavam majoritariamente em baixa na quinta-feira. Uma queda nas ações de chips asiáticas, seguindo o relatório de resultados da Nvidia, pressionou os mercados da Coreia do Sul, Japão e Taiwan.

A conclusão
Existe um conceito na psicologia chamado “esteira hedônica”. Ele teoriza que, à medida que as pessoas conquistam sucesso, suas expectativas também aumentam. Como resultado, as pessoas precisam de uma magnitude cada vez maior de melhoria para sentir o mesmo grau de felicidade inicial.

A Nvidia parece ser vítima desse conceito. A fabricante de chips não decepcionou em termos de receita e lucro líquido do terceiro trimestre, em comparação com as expectativas dos analistas consultados pela LSEG.

Para o trimestre atual, os analistas preveem vendas de $37,08 bilhões. A fabricante de chips prevê superar esse valor em cerca de $400 milhões.

Apesar disso, as ações da Nvidia caíram cerca de 2,5% no pregão após o horário comercial.

Os investidores provavelmente estão focando na taxa de crescimento dos números da Nvidia em comparação com seu desempenho passado, não apenas se está superando as expectativas.

Embora a receita do terceiro trimestre da Nvidia tenha disparado 94% em base anual, é um ritmo mais lento do que o crescimento nos três trimestres anteriores, quando as vendas aumentaram 122%, 262% e 265%, respectivamente, como observa Kif Leswing da CNBC.

O mesmo vale para a projeção futura da Nvidia: um crescimento de cerca de 70% para as vendas do trimestre atual, em comparação com o ano anterior. Abrir champanhe? Não. Os investidores acham que isso merece apenas uma cerveja morna, porque é menor que o crescimento do terceiro trimestre de 94% e fica muito aquém do crescimento anual de 265% da Nvidia no mesmo período do ano anterior.

O fato de as ações da Nvidia terem caído no pregão após o horário comercial, mesmo com um relatório tão brilhante, “mostra o quanto as expectativas em torno da Nvidia foram elevadas”, disse Aswath Damodaran, professor de finanças da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York, à CNBC.

“Eles não apenas precisam superar as estimativas dos analistas; eles precisam superá-las em 10%.”

Parece que os investidores aproveitaram o desempenho surpreendente da Nvidia por tanto tempo que se tornaram insensíveis. Talvez seja hora de descer da esteira?

MAIS EM Ações