CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Investimentos

Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados

Publicado 10/02/2026 • 10:05 | Atualizado há 20 minutos

KEY POINTS

  • A B3 agora aposta em dados, analytics, inteligência e inteligência artificial. Na quinta-feira (5), foi lançada a Trillia, nova marca de inteligência de dados da Bolsa de Valores brasileira.
  • A novidade é fruto da combinação das companhias Neurotech, DataStock, Neoway, PtDTec e a Unidade de Infraestrutura para Financiamentos (UIF), que agora integram um mesmo ecossistema. 
  • Embora o nome Trillia esteja sendo divulgado agora, a trajetória do ecossistema começou em 2018, em um dos negócios da própria B3.

Foto: divulgação/B3.

Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados

A B3 agora aposta em dados, analytics, inteligência e inteligência artificial por meio da Trillia, nova marca de inteligência de dados da Bolsa de Valores brasileira.

A novidade é fruto da combinação das companhias Neurotech, DataStock, Neoway, PtDTec e a Unidade de Infraestrutura para Financiamentos (UIF), que agora integram um mesmo ecossistema. 

Em geral, o objetivo da Trillia é coletar, tratar e gerir dados que ajudem a equilibrar os resultados da B3 ao longo do tempo. Isso porque, conforme o portal Bora Investir, a bolsa lida com a volatilidade dos ciclos econômicos, o que implica em épocas com mais lucros e outras com menos. 

A ação concretiza uma estratégia que a empresa vem estruturando ao longo do tempo. Ela tem o objetivo de diminuir a exposição às oscilações do mercado financeiro e fortalecer a obtenção de receitas mais estáveis e previsíveis.

Sendo assim, “ao investir em soluções de dados, a gente busca negócios menos cíclicos, que gerem resultado independentemente do momento econômico”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Leia também: Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?

O papel dos dados na B3

As companhias associadas a Trillia não são recém-chegadas na bolsa. Na verdade, em 2025, as receitas de plataformas e dados aumentaram 15% entre janeiro e setembro. Segundo Finkelsztain, esse resultado é superior a outros negócios da B3 e mostra o potencial de lucro sustentável vindo da inteligência de dados. 

Além disso, as linhas de negócio da Trillia – dados, IA, inteligência e analytics – já representam 10% da receita total da B3.

Leia também: Patria Investimentos: o que é “liquidez sintética” citada em relatório que mira taxas de performance

B3 antes da Trillia

Embora o nome Trillia esteja sendo divulgado agora, a trajetória do ecossistema começou em 2018, em um dos negócios da própria B3. Assim como destacado no portal Bora Investir, a inteligência de dados entrou no planejamento estratégico da empresa naquela época e amadureceu até conquistar a solidez em forma de ecossistema próprio. 

Ademais, o nome “Trillia” entra como um trocadilho de “trilha”, fazendo alusão à jornada do cliente. Esse apelo também implica que os produtos não estão prontos de imediato, mas são criados junto com o cliente. 

Atualmente, mais de 6 mil empresas usufruem do negócio. Entre elas, estão instituições dos setores de saúde, finanças, varejo, financiamento automotivo e seguros. No site oficial, aparecem entre os clientes grandes empresas, como Santander, Hospital Israelita Albert Einstein, Nestlé e Pernambucanas. 

“Quem financiou um veículo, um imóvel, abriu conta em banco ou fez um consórcio, provavelmente usou uma solução da Trillia sem saber”, disse Marcos Vanderlei Belini Ferreira, vice-presidente da B3 e head do novo negócio.

“O nosso diferencial não está em ter respostas prontas, mas na capacidade de fazer as perguntas certas”, disse Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.

“Num mundo com excesso de dados e muita incerteza, o valor está em transformar dados em boas perguntas que orientem decisões melhores. A Trillia nasce justamente dessa lógica: usar dados, inteligência e analítica com profundidade, rigor e escala”, concluiu. “A Trillia ajuda a mostrar que a B3 é muito mais do que bolsa, com vários negócios capazes de gerar valor para a sociedade.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;