CNBC

CNBCAmazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado durante sequência histórica de quedas; entenda o porquê

Investimentos

Inteligência artificial domina o mercado? Veja a visão da BlackRock

Publicado 18/02/2026 • 09:50 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A inteligência artificial é uma das ‘megaforças’ que moldam a economia, a geopolítica e a transição energética.
  • Na prática, a BlackRock entende que quem gere portfólios precisa de planos reservas e estar pronto para mudar a qualquer momento.
  • Em geral, as mudanças fomentadas pela inteligência artificial e outras megaforças levaram ao enfraquecimento do dólar. Nesse cenário, ativos digitais – como criptomoedas – começaram a ganhar popularidade. No fim, a diversificação pode ser a forma mais segura
BlackRock: inteligência artificial e outras forças mudam mercado de investimentos

Foto: Freepik.

BlackRock: inteligência artificial e outras forças mudam mercado de investimentos

A inteligência artificial é uma das ‘megaforças’ que moldam a economia, a geopolítica e a transição energética. Pelo menos é o que diz um dos relatórios da BlackRock, uma das maiores gestoras de investimentos do mundo.

A partir dessa compreensão, a gestora passou a priorizar ações americanas. Embora “o fato de termos uma preferência por ações americanas não é consequência de uma análise macro da economia americana, é apesar da economia americana”, disse o estrategista-chefe da BlackRock para América Latina, Axel Christensen.

A fala diz respeito às incertezas que os Estados Unidos encaram, como a alta dívida pública, inflação e mercado de trabalho enfraquecido. “Mas, se identificarmos geograficamente os setores e as empresas melhor alinhados para se beneficiar de Inteligência Artificial e outras transformações no mundo, os EUA estão no topo da lista”, completou Axel.

Leia também: Aposta certeira? OpenAI vê colaboração com a Disney como motor para crescer no mercado de IA

O mundo com inteligência artificial

Dessa forma, o portal da B3 elencou que a inteligência artificial, enquanto megatendência, se envolve com outros três temas. São eles?

  1. Micro e macro – Toda a economia é influenciada pelos gastos de construir a base de uma inteligência artificial. No entanto, ainda não se sabe quem realmente vai ganhar com tanto investimento, embora algumas receitas possam justificar. Por isso, a gestora recomenda tentar identificar quais empresas sairão vencedoras desse cenário, colhendo bons resultados duradouros. 
  1. Captação de recursos – Segundo Christensen, é questão de tempo até algumas empresas recorrerem ao mercado para captar recursos para investir em inteligência artificial. O cenário ainda não é realidade, mas deve vir acompanhado de estratégias de equity e acesso a crédito quando acontecer. 

Leia também: Anthropic levanta US$ 30 bilhões e se torna segunda maior rodada privada de tecnologia

  1. Pseudo-diversificação – Combinar ações e títulos de renda fixa podem dar a impressão de ativos diversificados. No entanto, trata-se de um cenário volátil, onde até a renda-fixa parece não reduzir riscos. 

Na prática, a BlackRock entende que quem gere portfólios precisa de planos reservas e estar pronto para mudar a qualquer momento. Em paralelo, também recomendam aplicações menos tradicionais, como ouro ou mercados privados. 

Em geral, as mudanças fomentadas pela inteligência artificial e outras megaforças levaram ao enfraquecimento do dólar. Nesse cenário, ativos digitais – como criptomoedas – começaram a ganhar popularidade. No fim, a diversificação pode ser a forma mais segura.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;
Artemis 2: o que a missão vai testar antes do retorno humano à Lua? Energia, bancos e mineração puxam os maiores investimentos institucionais de 2025; veja os números Quem realmente lucra com a Copa do Mundo 2026 e quem pode sair no prejuízo? Veja os impactos Exército vai triplicar verba do PAC até 2031; veja quanto entra por ano Brasileirão: veja os maiores artilheiros na Série A 2026 Quem foi Jeffrey Epstein, o financista americano ligado a acusações de tráfico sexual de menores Motocicletas puxam crescimento do setor automotivo em 2026; alta deve chegar a 10% O que é a Step, aplicativo comprado por MrBeast, maior youtuber do mundo