CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Bolsa de Valores

Bolsas americanas: Dow Jones renova recorde e S&P 500 e Nasdaq recuam com temores sobre IA

Publicado 10/02/2026 • 18:38 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O último relatório de vendas no varejo mostra que os gastos dos consumidores em dezembro ficaram estagnados, perdendo o ganho mensal de 0,4% esperado pelo mercado
  • Os investidores aguardam o grande relatório de empregos (payroll) na quarta-feira (11) e o índice de preços ao consumidor (CPI) na sexta-feira (13).
  • Wall Street vem de um segundo dia consecutivo de ganhos, com a recuperação das ações de tecnologia.
Foto de uma placa em Wall Street.

Pixabay

Foto de uma placa em Wall Street

O Dow Jones bateu novo recorde, e o S&P 500 caiu nesta terça-feira (10), à medida que os investidores reagiram a dados de vendas no varejo mais fracos do que o esperado e ficaram preocupados com a ameaça que a inteligência artificial representa para o setor financeiro.

O índice S&P 500 caiu 0,3%, enquanto o Nasdaq Composite recuou 0,6%. O Dow Jones Industrial Average subiu 52 pontos, ou 0,1%. O índice havia alcançado seu terceiro recorde intradiário consecutivo no início do dia, um movimento que ocorre após ter ultrapassado o nível de 50.000 pela primeira vez na história na semana passada.

Estiveram sob pressão as ações das varejistas Costco e Walmart, que caíram mais de 2% e mais de 1%, respectivamente. Isso ocorreu após o último relatório de vendas no varejo mostrar que os gastos dos consumidores em dezembro ficaram estagnados, perdendo o ganho mensal de 0,4% que os economistas consultados pela Dow Jones esperavam. As vendas no varejo haviam aumentado 0,6% em novembro.

Os investidores aguardam o grande relatório de empregos (payroll) na quarta-feira (11) e o índice de preços ao consumidor (CPI) na sexta-feira (13).

Leia mais:
Após recorde de fechamento, Ibovespa B3 fecha em queda
Bitcoin cai e opera abaixo dos US$ 70 mil com risk-off crescente

“O outro componente de um consumidor de baixa e média renda pressionado agora é como eles se sentem em relação ao ambiente de trabalho, e sabemos que eles estão um pouco mais incertos”, disse Anthony Saglimbene, estrategista-chefe de mercado da Ameriprise Financial, à CNBC. “Se virmos um crescimento de empregos em janeiro mais fraco do que o esperado, isso pode pressionar um pouco esse tema de ampliação do mercado”.

As ações financeiras também sofreram um golpe nesta terça-feira após a plataforma de tecnologia Altruist lançar uma nova ferramenta de planejamento tributário baseada em IA. As ações da LPL Financial caíram 7%, enquanto as ações da Charles Schwab despencaram 6% e o Morgan Stanley recuou 2%.

“Parece haver uma rotação para outras áreas que podem estar mais protegidas desse trade de IA”, acrescentou Saglimbene, observando ganhos recentes em setores como materiais e serviços públicos.

Wall Street vem de um segundo dia consecutivo de ganhos, com a recuperação das ações de tecnologia após a reviravolta de sexta-feira (6). O Dow Jones, em particular, atingiu novas máximas em termos intradiários e de fechamento.

Os investidores esperam que o mercado consiga sustentar seu avanço ascendente depois que a liquidação da semana passada não conseguiu prejudicar significativamente o mercado em uma base técnica. O S&P 500 conseguiu recuperar o suporte acima de suas médias móveis de 50 e 100 dias, após cair abaixo delas na semana passada, e muitas classes de ativos estão superando o índice — sinais de alta para os traders.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;