CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa fecham em queda com aumento das tensões com EUA

Publicado 19/01/2026 • 15:19 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Trump ameaçou aumentar tarifas sobre países europeus caso se oponham à sua tentativa de comprar a Groenlândia.
  • A queda do mercado ocorre após Trump anunciar no sábado que oito aliados europeus enfrentariam tarifas crescentes caso não seja fechado um acordo que permita a Washington "comprar" a Groenlândia, que faz parte da Dinamarca.
bolsas da europa

Unsplash

Bolsas da Europa

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira (19), à medida que os investidores reagiram à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar tarifas sobre países europeus caso se oponham à sua tentativa de comprar a Groenlândia.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,39%, a 10.195,35 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 1,31%, a 24.966,02 pontos. Em Paris, o CAC 40 perdeu 1,94%, a 8.098,73 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 perdeu 0,82%, a 8.568,56 pontos. Em Madri, o Ibex 35 caiu 0,26%, a 17.665,30 pontos. O FTSE MIB cedeu 1,32% em Milão, a 45.195,89 pontos.

A queda do mercado ocorre após Trump anunciar no sábado que oito aliados europeus enfrentariam tarifas crescentes — começando em 10% em 1º de fevereiro e subindo para 25% em 1º de junho — caso não seja fechado um acordo que permita a Washington “comprar” a Groenlândia, que faz parte da Dinamarca.

Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham mistas após Trump e dados da China

Mais cedo, o republicano optou por um tom cauteloso sobre até onde iria para tomar o controle do território semiautônomo dinamarquês, desconversando sobre se usaria ou não a força para tomar a ilha.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que irá tentar agendar uma reunião com o líder norte-americano na próxima quarta-feira (21) no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Para analistas do ING, a nova abordagem de Trump serve como um lembrete de que a relação entre os Estados Unidos e a Europa mudou. “Muito dependerá de saber se a reivindicação do governo norte-americano sobre a Groenlândia é apenas uma posição maximalista de negociação ou uma exigência final genuína”, avaliam.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta segunda-feira que “ainda é muito cedo” para avaliar o impacto das últimas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a Europa.

As montadoras europeias e o setor de bens de luxo foram duramente atingidos pela nova investida de Trump. As ações da Volkswagen caíram cerca de 2,66%, as da Porsche recuaram 2,72% e as da BMW perderam 3,7%. Entre os papéis do setor de luxo europeu, a LVMH caiu 4,74%, a Kering recuou 4,43%, a Hermès despencou 3,56% e a Moncler caiu 1,96%. Na direção oposta, os papéis do setor de defesa subiram à medida que as tensões aumentam. As ações da Rheinmetall avançaram 1,05%, enquanto as da francesa Thales ganharam 0,73%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;