CNBC
Instruments

CNBCTexas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa sobem levemente após abertura negativa, à espera de discurso de Powell

Publicado 22/08/2025 • 08:38 | Atualizado há 9 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Bolsas europeias operam em leve alta nesta sexta-feira (22), revertendo perdas da abertura, com atenção ao discurso de Jerome Powell, presidente do Fed.
  • O índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,22%, aos 560,23 pontos, por volta das 6h10 (de Brasília).
  • Powell falará no Simpósio de Jackson Hole, evento anual do Fed, após sinais de dirigentes do banco sobre baixa probabilidade de corte de juros em setembro.
Indicadores de mercado são exibidos em uma tela digital no prédio da bolsa de valores Euronext, no distrito comercial de La Défense, a oeste de Paris, em 7 de abril de 2025. A derrocada do mercado acionário global se agravou em 7 de abril e os temores de recessão aumentaram depois que a China retaliou contra as tarifas do presidente dos EUA e a Europa reajustou sua resposta à escalada da guerra comercial. (Foto de Thomas SAMSON / AFP)

Indicadores de mercado são exibidos em uma tela digital no prédio da bolsa de valores Euronext, no distrito comercial de La Défense, a oeste de Paris, em 7 de abril de 2025. A derrocada do mercado acionário global se agravou em 7 de abril e os temores de recessão aumentaram depois que a China retaliou contra as tarifas do presidente dos EUA e a Europa reajustou sua resposta à escalada da guerra comercial..

Thomas Samson/AFP

As bolsas europeias operam em leve alta na manhã desta sexta-feira (22), revertendo perdas da abertura, enquanto investidores aguardam discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, em busca de sinais da direção da política monetária americana.

Por volta das 6h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,22%, a 560,23 pontos.

Powell discursa nas próximas horas durante o Simpósio de Jackson Hole, evento anual promovido pelo Fed que reúne a nata dos banqueiros centrais e economistas na região montanhosa de Wyoming. Na quinta, 21, dirigentes do Fed demonstraram pouco entusiasmo em relação à hipótese de um corte de juros na próxima reunião do BC americano, em setembro.

Leia também: Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta

No entanto, as chances de que o Fed volte a reduzir juros no próximo mês continuam relativamente altas, em torno de 74%, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group. Os juros básicos dos EUA estão inalterados desde dezembro último.

No noticiário macroeconômico, revisão mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha encolheu 0,3% no segundo trimestre de 2025 ante os três meses anteriores. A estimativa inicial havia sido de recuo menor, de 0,1%. Para o ING, a possibilidade de recuperação da economia alemã segue distante.

Às 6h25 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,04%, a de Paris avançava 0,21% e a de Frankfurt ganhava 0,09%. As de Milão Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas altas de 0,47%, 0,61% e 0,07%.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores