CNBC

CNBCComcast tem trimestre misto e pressão na banda larga afeta negócios

Bolsa de Valores

Bolsas americanas recuam com tombo das ações da Microsoft

Publicado 29/01/2026 • 18:27 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O S&P 500 recuou 0,1%, enquanto o Nasdaq Composite declinou 0,7%. O Dow Jones Industrial Average avançou 0,1%.
  • A Microsoft arrastou o índice de referência com uma queda de aproximadamente 10%. Isso ocorreu após a empresa informar que o crescimento da nuvem desacelerou no segundo trimestre fiscal.
  • Uma queda nas ações de software somou-se às perdas, à medida que cresciam os temores entre os investidores de que a inteligência artificial pudesse atrapalhar o modelo de negócios da Microsoft.
Fachada espelhada com logo da Microsoft

Depositphoto

Microsoft

O S&P 500 caiu nesta quinta-feira (29), prejudicado pela Microsoft, enquanto investidores reagiram aos últimos resultados financeiros da empresa de tecnologia, bem como à decisão de taxa de juros do Federal Reserve (Fed).

O índice amplo do mercado recuou 0,1%, enquanto o Nasdaq Composite declinou 0,7%. O Dow Jones Industrial Average avançou 0,1%. Nas criptomoedas, o bitcoin caiu quase 6% e atingiu seu nível mais baixo em quase dois meses.

A Microsoft arrastou o índice de referência com uma queda de aproximadamente 10%. Isso ocorreu após a empresa informar que o crescimento da nuvem desacelerou no segundo trimestre fiscal. A empresa também emitiu uma orientação fraca (soft guidance) sobre a margem operacional para o terceiro trimestre fiscal.

Uma queda nas ações de software somou-se às perdas, à medida que cresciam os temores entre os investidores de que a inteligência artificial pudesse atrapalhar o modelo de negócios da Microsoft. As ações da ServiceNow recuaram 11%, mesmo após lucros e receitas para o quarto trimestre superarem as expectativas. As ações da Oracle e da Salesforce operaram em baixa de 2% e 6%, respectivamente.

Leia mais:
Ibovespa B3 renova máxima histórica, mas corrige e fecha em queda após sequência de recordes
Ouro tem 8ª alta seguida, em dia marcado por volatilidade e tensões

O iShares Expanded Tech-Software Sector ETF (IGV) — que acompanha o desempenho do setor de software — entrou em território de mercado de baixa (bear market) nesta quinta-feira, com sua perda de 5% no dia colocando-o 22% abaixo de sua máxima recente. O movimento do fundo também o coloca no caminho para sua maior queda diária desde o anúncio das tarifas em abril do ano passado.

“A IA virou uma faca de dois gumes. É um contribuinte para o crescimento e gastos. É um contribuinte para o motivo das avaliações serem como são”, disse Rob Williams, estrategista-chefe de investimentos da Sage Advisory. “Agora, há mais perguntas sobre isso, então está se tornando mais difícil para ela entregar notícias positivas continuamente”.

Com os resultados decepcionantes da Microsoft, a pressão recai sobre a Apple para entregar resultados em seu balanço, que deve ser divulgado após o fechamento do mercado nesta quinta-feira. Williams observou que, como está cada vez mais difícil para os nomes de megacapitalização de tecnologia impulsionarem um sentimento otimista no mercado, a menos que publiquem números “estrondosos”, a diversificação se tornará fundamental para os investidores daqui para frente.

“Os lucros são o caminho para bons retornos para o mercado de ações este ano, porque os múltiplos não têm muito espaço para contribuir”, disse ele à CNBC. “A amplitude do mercado está melhorando, mas ainda estamos muito concentrados”.

Em uma nota positiva, as ações da Meta saltaram 10% depois que a controladora do Facebook deu uma previsão de vendas para o primeiro trimestre mais forte do que o esperado. Em outro lugar, as ações da Caterpillar subiram mais de 2% depois que a gigante industrial relatou resultados do quarto trimestre que superaram facilmente as estimativas do mercado.

Enquanto isso, em Washington, o Senado falhou nesta quinta-feira (29) em aprovar uma votação processual sobre um pacote de financiamento governamental, aumentando a chance de que grande parte do governo federal paralise (shutdown) esta semana. A paralisação entraria em vigor no sábado à 0h01 (horário do leste dos EUA) se os legisladores não conseguirem avançar com a legislação de financiamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;