Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fernanda Rocha: Inteligência artificial ajuda investidor a checar balanço e saúde financeira de empresas
Publicado 08/12/2025 • 21:14 | Atualizado há 2 meses
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Trump “castiga” Coreia do Sul com tarifas de 25% após trava em acordo comercial
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Empresa de terras raras salta após aporte do Departamento de Comércio dos EUA
Publicado 08/12/2025 • 21:14 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu seis empresas na última semana por ofertas irregulares de investimentos, acendendo um alerta sobre a necessidade de atenção redobrada do investidor.
De acordo com Fernanda Rocha, assessora de investimentos da Monte Bravo e comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, a suspensão pela CVM expõe os riscos elevados para os investidores, que podem enfrentar a perda relevante do capital aportado, já que os ativos não possuem autorização para captação.
“São riscos elevados para os investidores. Quando aquele ativo é ofertado e na página dele muitas vezes não consta nem o CNPJ daquela empresa, a gente vê que aquele risco é um risco de perda relevante para aquele investimento. Na dúvida, entre no site da CVM, faça essa busca e veja se ele é um ativo regulado, se esse investimento realmente existe algo por trás”, afirmou.
Leia mais:
Petlove pede ao Cade ativos desinvestidos da fusão Petz-Cobasi
Espera por Fed causa mudança no valor do bitcoin
A assessora explicou que a proibição da CVM pode gerar um efeito manada de fuga, resultando em bloqueio e prejuízo total do capital: “Quando vem a público uma proibição dessas, isso acaba ocasionando uma fuga desse tipo de investimento. E a chance de você não conseguir resgatar o seu dinheiro aportado nele é muito grande, porque começa a ter esse efeito manada de saída desse produto”.
Para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, existem indícios de alerta que devem ser observados, como a promessa de urgência e a oferta de comissionamento por indicação: “Existem alguns indícios que costumam acontecer nesses produtos: uma pressa, uma urgência em colocar o dinheiro, que é algo tão imperdível que tem que ser colocado agora”.
A verificação do CNPJ e dos selos de órgãos fiscalizadores é fundamental para checar a veracidade do produto: “É importante entrar no site, identificar se tem um CNPJ, uma política de privacidade, se os órgãos que regulamentam o mercado financeiro estão presentes ali, se tem um selo do Bacen, da CVM, da Ambima. Muitas vezes esses sites não têm nenhum endereço”, disse Fernanda.
De acordo com ela, o Brasil é referência mundial em regulamentação financeira, o que oferece diversas camadas de proteção ao investidor que opta por plataformas reguladas: “O Brasil é um dos poucos países que tem um combo tão forte, tão bem regulado no sistema financeiro”.
A suspensão da CVM proíbe a captação e geralmente acarreta multa diária e a fuga dos investidores: “Se ele tem uma suspensão, ele não pode fazer essa prática de captar recursos. Ele vai receber uma multa diária. Então, só com base nisso, existe uma fuga muito grande daquele produto e o que ocasiona muitas vezes da perda total daquele capital”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
3
Banco Master: Vorcaro, Lula e o contrato milionário com o escritório de Lewandowski
4
Índia entra em alerta com surto do vírus Nipah e dezenas em quarentena
5
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil