Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Importações devem crescer 50% no fim do ano, puxadas pelo mercado de luxo e Natal
Publicado 04/11/2025 • 14:13 | Atualizado há 3 meses
EXCLUSIVO: O desafio das grifes de luxo para reconquistar a ‘nova China’
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
Três sinais de que você e seu parceiro podem ser financeiramente incompatíveis
Conheça a designer de 47 anos que faz vestidos de US$ 8 mil para patinadoras olímpicas
O que vem a seguir para Cuba? Trump aumenta a pressão enquanto a ilha fica sem combustível de aviação
Publicado 04/11/2025 • 14:13 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
As importações brasileiras devem crescer 50% até o fim de 2025, impulsionadas principalmente pelo segmento de bens de luxo, segundo projeção da Target Trading, empresa de comércio exterior e logística internacional.
A tendência reflete o aquecimento do consumo, a estabilidade do câmbio e a antecipação das vendas de Natal, que neste ano devem movimentar mais o comércio do que a própria Black Friday.
“O segundo semestre costuma ser mais forte para o comércio exterior, especialmente no período que antecede o Natal. Esse movimento também se reflete na Target, em especial nas marcas de luxo, quando muitos clientes aceleram as importações visando o cumprimento de metas e o abastecimento de lojas”, afirma Carlos Campos Junior, CEO da empresa.
De acordo com o executivo, o crescimento médio entre clientes de luxo já consolidados será de 40%, mas ao incluir novos parceiros que passaram a importar em 2025, o aumento total chega a 50%.
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) confirma essa movimentação. O varejo brasileiro abriu mais de 118 mil vagas temporárias para atender à alta da demanda, e a expectativa é de que o Natal de 2025 ultrapasse a Black Friday em volume de vendas e faturamento.
A melhora do ambiente econômico reforça o cenário. A queda da taxa Selic e a redução do desemprego para 5,6% têm estimulado o consumo e aumentado a procura por produtos importados — tanto no varejo de alto padrão quanto em segmentos industriais que dependem de insumos e matérias-primas externas.
A Target também identifica um movimento maior de fabricantes chineses em busca de novos parceiros comerciais, especialmente no Brasil, como parte de um realinhamento global das cadeias de suprimento. Segundo Campos, essa mudança representa uma oportunidade estratégica para empresas brasileiras que desejam diversificar origens, reduzir riscos e ampliar competitividade.
“Há uma tendência de crescimento contínuo entre as empresas que já estão consolidadas ou em processo de consolidação no Brasil. Mas é importante lembrar que 2026 será um ano de eleições e Copa do Mundo, fatores que podem influenciar diretamente o ritmo da economia e as decisões de importação”, ressalta o executivo.
Com uma operação estruturada de ponta a ponta — da prospecção de fornecedores à entrega final —, a Target Trading atua como parceira de empresas que buscam equilíbrio entre custo, prazo e eficiência logística.
“Nosso papel é apoiar os clientes na busca por soluções inteligentes, garantindo que cumpram seus prazos sem impactar o custo final. É um equilíbrio que se torna ainda mais estratégico neste período do ano”, finalizou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
2
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
3
Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Saiba como funciona a data pelo Brasil
4
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
5
Candidato ao Oscar, Valor Sentimental chega ao streaming; saiba como assistir