CNBC Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem

Minhas Finanças

‘Estamos vivendo em duas economias separadas’ — por que os jovens americanos se sentem financeiramente presos

Publicado 12/05/2025 • 14:27 | Atualizado há 22 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Para muitos millennials e membros da Geração Z, a segurança financeira continua fora de alcance — mesmo que no papel seus patrimônios líquidos estejam crescendo.
  • Enquanto isso, os custos continuam subindo. Moradia, saúde e seguros se tornaram mais caros. Além disso, diferente de décadas atrás, agora os americanos têm mais responsabilidade em financiar sua própria aposentadoria.
Jovens americanos se sentem financeiramente presos.

Jovens americanos se sentem financeiramente presos.

Pixabay.

O patrimônio líquido dos millennials disparou, mas muitos ainda estão enfrentando dificuldades.

Os desafios enfrentados pelos jovens adultos geralmente têm origem em questões estruturais, não em comportamentos pessoais, dizem os especialistas.

“Muitas das dificuldades que eles enfrentam não são resultado de algo que fizeram ou poderiam ter feito de forma diferente”, disse Rachel Schneider, coautora de “The Financial Diaries”.

Desigualdade econômica entre gerações

Para muitos millennials e membros da Geração Z, a segurança financeira continua fora de alcance — mesmo que no papel seus patrimônios líquidos estejam crescendo.

“Estamos vivendo em duas economias separadas”, disse Freddie Smith, criador de conteúdo de economia que fala sobre as diferentes realidades financeiras entre as gerações. “Infelizmente, a classe média está morta para os millennials e a Geração Z. Ou, no melhor dos cenários, o objetivo apenas se afastou e ainda é alcançável, mas você precisa ganhar mais de seis dígitos para ter esse estilo de vida de classe média.”

Rachel Schneider, CEO da fintech de pagamentos emergenciais Canary e coautora de “The Financial Diaries”, descreve uma grande parte dos americanos como vivendo “no zero a zero”.

“Ao longo do ano, eles podem ganhar dinheiro suficiente para cobrir as despesas básicas de vida e pagar suas contas, mas se algo importante acontecer, podem acabar ficando para trás”, disse Schneider à CNBC.

Leia também:

Independência financeira: guia prático para chegar lá

Pessoas ricas seguem estas 5 regras; ‘não é só sobre o custo’, diz milionário autodidata

Crescimento dos custos e responsabilidade financeira

Enquanto isso, os custos continuam subindo. Moradia, saúde e seguros se tornaram mais caros. Além disso, diferente de décadas atrás, agora os americanos têm mais responsabilidade em financiar sua própria aposentadoria.

Apesar das críticas dos americanos mais velhos sobre a suposta inflação de estilo de vida das gerações mais novas, muitos especialistas argumentam que o problema é estrutural, não comportamental.

“É muito mais difícil para os jovens de hoje economizar para alcançar os símbolos do Sonho Americano do que era para as gerações anteriores”, disse Joanne Hsu, diretora das Pesquisas de Consumidores da Universidade de Michigan e professora associada de pesquisa.

“As pessoas frequentemente sentem muita vergonha e angústia quando suas vidas financeiras não estão indo bem”, disse Schneider. “E ainda assim, muitas das dificuldades que eles enfrentam não são resultado de algo que fizeram ou poderiam ter feito de forma diferente.”

Adaptação dos jovens adultos americanos

Conforme os tradicionais indicadores de sucesso ficam mais distantes, os jovens adultos americanos estão se adaptando. Mais deles estão vivendo com os pais por mais tempo, compartilhando os cuidados com os filhos entre famílias e buscando novas formas de construir comunidade.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Minhas Finanças