Restaurant Brands registra crescimento de 2,5% nas vendas, impulsionado por Burger King e Popeyes
Inflação nos EUA cresce acima do esperado em janeiro e taxa anual chega a 3%
Renda passiva de Steve Barsh chega US$ 105 mil por mês; saiba como guru do setor imobiliário faz isso
Apple lança Apple TV+ para Android e expande serviço de streaming
Chevron anuncia corte de até 20% da força de trabalho para reduzir custos
Publicado 16/12/2024 • 12:53
KEY POINTS
Ex-executiva do Google dá dicas para ter sucesso profissional em 2025.
Unsplash.
Depois de quase 18 anos no Google, Jenny Wood dedica-se agora a ajudar pessoas a crescerem em suas carreiras. Ela faz isso por meio de sua newsletter semanal, Big Small Things, e com seu próximo livro, Wild Courage, que será lançado em março de 2025.
“Cometi muitos erros enquanto subia de um cargo júnior para um de liderança”, admite Jenny. “Esses erros incluíram tanto ações que eu não tomei — e que mais tarde se tornaram arrependimentos — quanto decisões que tomei e que, hoje, considero constrangedoras.”
Para quem busca alcançar o sucesso em 2025, ela compartilhou duas dicas fundamentais.
O primeiro passo, segundo a ex-executiva da Google, é entender quais tarefas e projetos realmente fazem diferença. Ela faz uma analogia com o jogo Monopoly: é preciso identificar o que são suas propriedades de baixo valor (“baltics”) e as de alto valor (“boardwalks”).
“Ficar responsável por anotar tudo em reuniões ou ajudar a decorar a sala para uma festa no escritório são exemplos de baltics”, explica. “Essas ações não contribuem para o seu progresso profissional.” Já projetos mais estratégicos, como “liderar um aumento de 20% em uma métrica importante ou organizar uma reestruturação da equipe e apresentá-la para a liderança”, são boardwalks. Eles promovem tanto o crescimento da empresa quanto o seu.
Wood dá a dica: converse com seu chefe sobre as prioridades da empresa ou leia comunicados internos da liderança. Com base nisso, escreva dois ou três objetivos estratégicos para o primeiro trimestre de 2025 e continue fazendo o mesmo para cada trimestre seguinte.
A segunda dica da ex-executiva do Google é simples, mas poderosa: peça pelo que você deseja fazer.
Imagine que sua empresa está dividindo equipes para dois novos projetos: um focado em sorvete de baunilha e outro em chocolate. Você é alocado no time do chocolate, mas gostaria de trabalhar com baunilha. Principalmente para profissionais em início de carreira, pode parecer arriscado contestar essa decisão. Mas Wood aconselha que você enfrente esse receio.
“Diga algo como: ‘Gostaria muito de ter a oportunidade de trabalhar no projeto de baunilha’”, sugere. Explique por quê: “Gosto dos profissionais envolvidos, é algo diferente do que já trabalhei. Tenho focado no projeto de chocolate por três anos e adoraria variar para aprender novas habilidades.”
Essa postura, segundo Wood, mostra que você é ousado — e esse tipo de atitude é o que impulsiona promoções.
Antes do fim deste ano, reserve um momento para refletir sobre o que você quer realizar em 2025. Marque uma reunião com seu gestor para discutir seus objetivos e alinhar expectativas.