Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quando as notícias te deixam ansioso, ‘não mexa no seu dinheiro de jeito nenhum’, orienta terapeuta financeira
Publicado 12/10/2025 • 13:30 | Atualizado há 1 dia
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 12/10/2025 • 13:30 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Pexels
Caixa eletrônico
O shutdown do governo dos Estados Unidos, que começou em 1º de outubro, pode aumentar o nível de estresse para muitos americanos. Mas isso não significa que seja uma boa hora para tomar decisões financeiras, como mexer na carteira de investimentos ou fazer grandes mudanças no planejamento financeiro de longo prazo.
“É normal que as pessoas comecem a duvidar das próprias escolhas financeiras quando surge alguma incerteza, mas agir movido pelo medo costuma trazer mais problemas do que soluções”, afirma Brent Schutte, diretor de investimentos da Northwestern Mutual.
“Mesmo que o shutdown atual possa causar oscilações na bolsa, os investidores podem ficar tranquilos sabendo que o mercado sempre se recuperou dessas crises ao longo dos anos.”
Seja o seu medo causado por fatores econômicos externos ou por motivos pessoais, o ideal é esperar até estar mais calmo antes de tomar grandes decisões financeiras, aconselha Aja Evans, terapeuta financeira.
“Se você está muito ansioso, se as coisas estão pesadas, se pensa ‘O que está acontecendo? Estou perdendo o controle’ — não mexa no seu dinheiro, de jeito nenhum”, diz ela.
A primeira dica de Evans é buscar formas de lidar com a ansiedade que não envolvam gastar dinheiro. “Gastar pode até dar uma sensação boa na hora, mas essa sensação passa rápido e pode até piorar sua situação financeira depois”, afirma.
Sair de casa, passar um tempo com amigos ou família, assistir a algo engraçado ou tomar um banho demorado são exemplos simples e gratuitos que ajudam a desviar o foco da ansiedade. Assim, você fica com a cabeça mais tranquila para tomar decisões sobre suas finanças.
“Quando as pessoas estão muito aflitas, preocupadas e assustadas, existe aquela vontade de fazer alguma coisa imediatamente. Mas é justamente por isso que é tão importante não mexer no dinheiro”, reforça Evans.
Leia mais:
‘Inflação invisível’: saiba o que faz seu dinheiro perder valor com produtos que duram menos
Saúde mental lidera preocupações no Brasil
Ela incentiva seus clientes a “completar o ciclo do estresse” antes de decidir se devem ou não agir em relação ao dinheiro. Ou seja, fazer algumas respirações profundas ou recorrer a qualquer uma dessas atividades para aliviar a tensão e voltar a um nível de estresse mais normal. Assim, é possível enxergar a situação com mais clareza e tomar decisões melhores, explica Evans.
“Não quero que ninguém mexa no dinheiro só porque acha que está vivendo uma crise, quando na verdade pode não ser tão grave quanto parece naquele momento”, diz ela. “Muitas vezes, quando agimos por impulso, esquecemos das consequências a longo prazo dessas mudanças rápidas, que só servem para aliviar a angústia na hora.”
“Quero que as pessoas estejam centradas, calmas, equilibradas quando forem mexer no dinheiro”, acrescenta Evans.
Evite agir por impulso
Até agora, o shutdown do governo não causou grandes mudanças na bolsa, mas isso pode mudar a qualquer momento. E, como ninguém sabe ao certo como vão terminar as negociações, é arriscado mexer nos investimentos apostando em cenários incertos, afirma Schutte.
Assim como em outros períodos de instabilidade, ele recomenda que os investidores mantenham a calma e evitem decisões impulsivas com o dinheiro, protegendo o futuro financeiro. Mesmo que o mercado caia, historicamente ele sempre se recuperou.
Por isso, especialistas costumam dizer que o melhor é esperar a turbulência passar, ou até mesmo evitar ficar olhando o saldo dos investimentos nesse momento.
Se você realmente acha que precisa mudar algo no seu planejamento financeiro, ou se está em dúvida sobre o que fazer, vale a pena conversar com um consultor financeiro. “Esse profissional pode te ajudar a fazer ajustes que vão te beneficiar no longo prazo”, acrescenta Schutte.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG