Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bill Gates: O novo livro do meu ‘autor favorito’ é leitura obrigatória — ele mostra como a comida pode se tornar mais acessível
Publicado 08/03/2025 • 15:41 | Atualizado há 6 meses
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 08/03/2025 • 15:41 | Atualizado há 6 meses
Bill Gates anunciou que planeja doar praticamente todo o seu patrimônio pessoal e fechar a Fundação Gates dentro de 20 anos
Foto: Netflix
Bill Gates falou durante um evento, para promover a série documental da Netflix “What’s Next? The Future with Bill Gates”, na cidade de Nova York, em 26 de setembro de 2024.
O autor favorito de Bill Gates lançou um novo livro, e o bilionário diz que “ele vai te ensinar muito” sobre alimentos.
Especificamente, como eliminar o desperdício de alimentos e reduzir a insegurança alimentar global, pode tornar a comida mais barata para todos. “How to Feed the World” de Vaclav Smil, que foi publicado na terça-feira (4), “vai transformar a maneira como você pensa sobre fome, comida e o que comemos (e não comemos)”, escreveu Gates em um post no Instagram na quarta-feira (6).
Smil, um professor emérito tcheco-canadense da Universidade de Manitoba, já escreveu mais de 40 livros sobre diversos temas, como inovação tecnológica, energia, políticas públicas e crescimento populacional. Gates é um “leitor fiel” de toda a obra do acadêmico, tendo lido “quase todos” os trabalhos publicados por Smil, como escreveu em um post no seu blog publicado na terça-feira (5).
“A verdade é que eu leria sobre qualquer assunto que ele achasse interessante e quisesse dissecar”, escreveu Gates em 2017, acrescentando: “Eu espero pelos novos livros de Smil da mesma forma que algumas pessoas esperam pelo próximo filme de ‘Star Wars’.
Acabar com a fome mundial é um foco central para a Fundação Gates, e o mais recente livro de Smil “muda o senso comum de cabeça para baixo” ao usar dados para reformular o problema, observou Gates em seu recente post no blog.
O mundo produz cerca de 3.000 calorias de alimentos por pessoa por dia, o que é “mais do que suficiente para alimentar a todos”, escreveu Gates. O problema está na distribuição dos alimentos, com ineficiências gritantes na cadeia de suprimentos resultando em enormes quantidades de desperdício: aproximadamente um terço dos alimentos acaba não sendo consumido, segundo as Nações Unidas.
Essas ineficiências também aumentam os custos para produtores e varejistas, resultando em preços mais altos para os consumidores em todo o mundo. Reduzir o desperdício de alimentos pode aliviar a pressão sobre o suprimento global, tornando a comida mais acessível e mais barata para todos, segundo Smil.
Outros pesquisadores concordam. Aproximadamente 600 bilhões de dólares (cerca de 3 trilhões de reais) em alimentos são perdidos durante ou após a colheita anualmente, de acordo com um relatório de 2022 da consultoria McKinsey. E o desperdício de alimentos de todos os tipos leva à perda de receita para os varejistas e preços inflacionados para os consumidores, constatou um relatório de 2024 da Pacific Coast Collaborative.
O livro de Smil oferece algumas soluções potenciais, incluindo melhorias no armazenamento de alimentos, embalagem, cadeias de suprimentos e modelos de precificação. Um dos favoritos de Gates, ele escreveu: edição genética CRISPR, que poderia teoricamente desenvolver culturas mais resilientes que melhor suportam os efeitos das mudanças climáticas.
“Como todos os melhores livros de Vaclav, ele desafia os leitores a pensarem de forma diferente sobre um problema que achávamos que entendíamos”, escreveu Gates, acrescentando: “Também precisamos garantir que a comida seja mais acessível e barata, menos desperdiçada e tão nutritiva quanto é abundante.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Mansur vende controle da Reag Investimentos para sócios em operação de R$ 100 milhões