Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Executiva do Walmart compartilha maior sinal de alerta que vê nos funcionários
Publicado 30/07/2025 • 17:53 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 mantém alta e ultrapassa 150 mil pontos pela primeira vez
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 30/07/2025 • 17:53 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Donna Morris, vice-presidente executiva e diretora de pessoal do Walmart.
Reprodução LinkedIN
Se você perguntar a Donna Morris, há um comportamento que é o maior sinal de alerta que um funcionário não vai conseguir alcançar no ambiente de trabalho: quando alguém é um “Debbie Downer”.
Morris, 57, é vice-presidente executiva e diretora de pessoal do Walmart desde 2020, ajudando a moldar a experiência de 2,1 milhões de funcionários desde o início da pandemia de Covid-19. Antes de sua função atual, ela passou 17 anos na Adobe em diversos cargos de liderança — e, ao longo de sua carreira, aprendeu algumas coisas sobre sinais de alerta no escritório.
“Ninguém quer [contratar] um Debbie Downer”, disse Morris ao CNBC Make It, acrescentando que esse tipo de pessoa é “constantemente negativa. Você sabe que eles vão aparecer [e] vão trazer o problema, nunca a solução. Gosto de pessoas que trazem o problema e uma sugestão de como podem resolvê-lo.”
Um “Debbie Downer” também pode ser alguém pessimista, que compartilha opiniões negativas sobre as ideias e objetivos dos outros ou que frequentemente atrapalha novos projetos e perspectivas. Isso pode dificultar o estabelecimento das conexões necessárias para subir na hierarquia corporativa ou a confiança de seus chefes e gerentes em novos projetos.
Se seu colega de trabalho tiver esse traço de personalidade, ele “só vai te apoiar até um certo limite”, disse Juliette Han, neurocientista formada em Harvard, ao programa Make It da CNBC em junho de 2023. “Eles precisam que você fique sob controle e podem te desencorajar a conhecer novas pessoas na empresa ou a buscar novos projetos se isso não os beneficiar diretamente.”
Isso não significa que você deva praticar otimismo tóxico, fingindo que está tudo bem quando sua equipe está enfrentando circunstâncias difíceis, por exemplo. É antinatural e irrealista que alguém esteja feliz o tempo todo, diz Morris. Da mesma forma, uma espiral negativa contínua pode ser um sinal de que você está no emprego ou na empresa errada, acrescenta ela.
Leia mais
‘Cadê o manual?’: Geração Z encara a crise dos 25 anos — ‘o mundo é bagunçado e difícil’, diz terapeuta
Em 30 segundos, você pode aumentar sua influência em conversas do dia a dia, diz Harvard
Existem alguns atributos que separam os funcionários mais bem-sucedidos daqueles que não alcançam o objetivo, diz Morris.
Ela tem em alta conta os trabalhadores que “entregam o que você espera no prazo esperado”, diz ela. “É melhor entregar cedo do que tarde, e é melhor entregar mais do que menos.”
“Outro sinal de alerta é que eles estão abertos a oportunidades e se prontificam a assumir mais responsabilidades”, acrescenta. “Ou eles trazem um problema com a solução ou pedem ajuda em tempo hábil, em vez de dizerem que a casa está pegando fogo.”
Você pode demonstrar que tem esse tipo de espírito de equipe e iniciativa, oferecendo ajuda mesmo quando não for solicitado, como se voluntariar para orientar o novo estagiário ou apresentar uma ideia que resolva um problema com o qual seu chefe vem lidando.
Demonstrar curiosidade intelectual radical, como pesquisar uma nova ferramenta de IA ou um novo software que seus concorrentes estão usando e, em seguida, compartilhar suas descobertas com seu chefe ou gerente, também ajuda muito, de acordo com Michael Ramlett, CEO da empresa global de inteligência de dados Morning Consult.
E se você estiver disposto a ajudar seus colegas ao longo do caminho, atuando como mentor e compartilhando o que aprendeu, essa é a cereja do bolo, diz Morris.
“Pessoas que você vê realmente ajudando outras [são] um sinal verde total.”
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%
2
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
3
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
4
Mercado aposta em corte da Selic já em janeiro com inflação perto do teto da meta para 2025
5
Ambipar: documento exclusivo revela assinatura do CEO Tércio Borlenghi em empréstimo que gerou crise e derruba versão da empresa