Se você usa alguma dessas 12 frases, provavelmente soa ’emocionalmente imaturo’
Publicado 01/02/2025 • 16:08 | Atualizado há 2 meses
Esta pequena cidade na região de Abruzzo, na Itália, está vendendo casas por 1 euro — sem necessidade de entrada
Times esportivos adotam tecnologia tátil para fãs cegos e com baixa visão
Tokenização do mercado, de ações a títulos e imóveis está chegando, diz o CEO da BlackRock Larry Fink
Ex-funcionários da Apple, Google e Cash App abandonam Big Tech para apostar no bitcoin
Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões
Publicado 01/02/2025 • 16:08 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Todos nós já lidamos com pessoas emocionalmente imaturas: elas se defendem ao menor sinal de crítica, constantemente desviam a culpa e tentam fazer você se sentir culpado por elas. A imaturidade emocional é um problema crescente e, seja no trabalho ou na vida pessoal, pode ser difícil se relacionar com essas pessoas.
Como especialistas em comunicação e psicologia, sabemos que, se você não tomar cuidado, também pode facilmente correr o risco de parecer emocionalmente imaturo para os outros. Por quê? Muitos de nós usamos automaticamente certas frases de imaturidade emocional sem nem perceber.
Aqui está uma lista das mais comuns para evitar:
Pessoas emocionalmente imaturas frequentemente não assumem responsabilidade por suas próprias ações quando algo dá errado. E o que elas fazem? Elas se afastam das situações afirmando imediatamente que não são culpadas.
Uma pessoa emocionalmente imatura fará de tudo para não assumir responsabilidade por suas ações, e uma tática comum é fazer parecer que você, ou literalmente qualquer outra pessoa, está errado — menos ela.
Você quase pode imaginar uma criança dizendo isso. Essa frase é uma forma de evitar qualquer responsabilidade verdadeira ou comunicação genuína com a pessoa com quem estão interagindo.
Isso é uma mistura de gaslighting — tentando fazer os outros acreditarem em uma realidade falsa — e desviar a culpa novamente. A mensagem que estão enviando: O problema é você, não eu. Outra frase tóxica nesse sentido é “você está sendo muito sensível”.
As pessoas usam esse simples “tanto faz”, muitas vezes com um encolher de ombros, para dizer: “Terminei de discutir isso.” É um método emocionalmente imaturo de encerrar os caminhos de comunicação e, figurativamente, sair de qualquer discussão futura.
Aqui vamos nós novamente com o gaslighting. Pessoas emocionalmente imaturas reescrevem a realidade, tanto para si mesmas quanto, possivelmente mais importante, para os outros. Quando alguém diz algo assim, geralmente está tentando fugir da responsabilidade e fazer você pensar que algo diferente aconteceu.
Neste caso, pessoas emocionalmente imaturas se afastam de qualquer questão complicada jogando-a sobre outra pessoa e descartando toda e qualquer responsabilidade. É o exemplo perfeito de transferência.
Outro exemplo de invalidar outras pessoas, usado tanto em relacionamentos pessoais quanto profissionais. Ao dizer frases como essa, uma pessoa emocionalmente imatura está descartando as preocupações e opiniões do outro e menosprezando sua reação.
Sim, geralmente é melhor focar no futuro. Mas pessoas emocionalmente imaturas muitas vezes acusam quem traz à tona seus erros de estar remoendo o passado. Elas não querem aprender com seus erros e não querem uma discussão honesta sobre o que está acontecendo. Elas querem seguir em frente sem enfrentar o problema.
Aqui está um exemplo de como pessoas emocionalmente imaturas evitam assumir responsabilidade pelo que dizem de forma passivo-agressiva. Pode parecer que estão tentando apaziguar as coisas, mas na verdade é uma forma de criticar alguém e depois se distanciar da declaração.
Pessoas emocionalmente imaturas frequentemente usam generalizações amplas. Em vez de engajar em uma conversa honesta e construtiva ou usar exemplos específicos, elas emitem uma declaração acusatória generalizada e usam isso para evitar qualquer discussão futura.
Se há uma frase que realmente soa como se uma criança tivesse dito, é essa. Quantos de nós usamos o argumento “mas todas as crianças estão fazendo” tentando — geralmente em vão — convencer nossos pais a nos deixar fazer algo? Mas adultos emocionalmente imaturos também a usam. Eles sacam o argumento consagrado de “todo mundo está fazendo” como justificativa para algo que querem fazer ou já fizeram. Claro, eles são inocentes se fizeram algo errado, afinal, estavam apenas seguindo a multidão.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Bilionário Ray Dalio: 'Estou preocupado com algo pior do que uma recessão'
Trump diz que China e outros países não 'escaparão' das tarifas dos EUA
Tarifaço de Trump: empresários falam em 'fim dos dias' e que fabricar nos EUA é 'piada'
Conheça ocupações curiosas permitidas para quem é MEI, os microempreendedores individuais
Futuros de ações sobem após semana agitada enquanto investidores avaliam isenção surpresa de tarifas na China