Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sucesso na vida a dois: terapeuta indica frases para fortalecer o relacionamento, veja quais
Publicado 12/11/2024 • 18:58 | Atualizado há 8 meses
OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome
Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado e torna-se a empresa mais valiosa da história
Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Samsung lança três novos smartphones dobráveis enquanto enfrenta rivais chineses
Publicado 12/11/2024 • 18:58 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Relacionamento mais duradouro depende de empatia entre casais.
Reprodução Pexels
Casais que expressam claramente sua empatia um pelo outro têm relacionamento mais duradouro, de acordo com os psicoterapeutas. Isso não significa dizer tudo o que vem à mente, e há muitas particularidades em cada relação. Ainda assim, procurar ter uma comunicação clara e frequente é uma orientação comum para os casais.
Amy Morin, psicoterapeuta e autora de “13 Coisas que Casais Mentalmente Fortes Não Fazem”, disse à CNBC Make It que identificou frases específicas que tendem a ser empregadas em relacionamentos saudáveis.
“Se você e seu parceiro usam essas frases regularmente, é sinal de que vocês já são um casal mentalmente forte. Se ainda não o fazem, podem começar a implementá-las.”
Esconder informações do seu parceiro não é saudável, mas abordar temas difíceis pode ser algo difícil e desconfortável. Uma maneira de fazer isso com empatia é introduzir o tema com uma frase como essa: “Vou te dizer algo que pode ser incômodo”.
É uma espécie de antecipação de que você vai abordar um tema espinhoso.
Para descobrir o que faz o amor durar, os psicólogos clínicos e pesquisadores John e Julie Gottman entrevistaram mais de 3 mil casais e acompanharam alguns deles por até 20 anos. Não existe uma fórmula para resolver conflitos, mas algumas conversas são mais produtivas do que outras.
“Sua missão é permitir-se ser vulnerável — transformar o ataque e a defesa em auto-revelação e abertura”, escreveram eles para o CNBC Make It.
Dizer “Posso te dar um abraço?” ou “Preciso do seu apoio agora” pode sinalizar ao seu parceiro que você está sendo tomado por emoções e que precisa de ajuda.
Você pode não se sentir da mesma forma que seu parceiro e, ainda assim, validar as emoções dele. Dizer: “É compreensível que você se sinta assim” pode ser reconfortante e mostrar que você tem empatia, diz Morin.
Em alguns momentos, você vai querer chegar a acordos com seu parceiro. Ao dizer “Vamos chegar a um acordo” ou “Acho que seu ponto de vista faz sentido”, você está mostrando que está ouvindo seu parceiro, não apenas tentando estabelecer seu ponto de vista, dizem os Gottmans.
Reconhecer o papel que você teve em um conflito é essencial para o crescimento mútuo, diz Morin.
“Quando você assume responsabilidades, aumenta as chances de que seu parceiro assuma a responsabilidade pela dele também”, ela diz. “Então vocês dois podem colocar sua energia em desenvolver uma solução, em vez de ficarem presos apontando dedos e discutindo sobre quem causou o problema”.
Casais bem-sucedidos resolvem problemas juntos. Mesmo que o desafio esteja fora do relacionamento, colaborar para encontrar uma solução pode ajudar a fortalecer seu vínculo.
“Embora alguns problemas estejam, em última análise, nas mãos do seu parceiro, como um problema que ele está tendo com o chefe, oferecer-se para trabalhar junto mostra que você está empenhado em ajudá-lo a tomar a melhor decisão para si mesmo”, diz Morin.
Mais lidas
Goldman Sachs: tarifa dos EUA contra o Brasil impacta Suzano e pressiona mercado de celulose
Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad
“Eu não tomo decisão com 39 graus de febre. Brasil vai usar canais da OMC e ouvir antes de decidir”, diz Lula sobre tarifas de Trump
Pentágono se tornará o maior acionista da mineradora de terras raras MP Materials; ações sobem 50%
Em jornais estrangeiros, Lula defende diplomacia e multilateralismo