CNBC
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

CNBCGovernador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte

Mundo

Assassinato de Alex Pretti: CEOs de Minnesota pedem “desescalada imediata”

Publicado 25/01/2026 • 18:30 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Líderes de grandes empresas sediadas em Minnesota, incluindo 3M, Cargill e UnitedHealth, pediram uma "desescalada imediata" das tensões no estado após o cidadão americano Alex Pretti ter sido baleado.
  • O governo Trump reforçou o efetivo policial federal como parte de sua repressão à imigração, provocando um impasse com as autoridades locais.
  • Pretti é o segundo cidadão americano baleado por autoridades federais em Minnesota neste mês.
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais um tiroteio

ROBERTO SCHMIDT / AFP

Agentes policiais em Minnesota

Líderes empresariais de Minnesota pediram neste domingo (25) uma “desescalada imediata das tensões” após agentes federais de imigração matarem a tiros o cidadão americano Alex Pretti em Minneapolis.

Mais de 60 CEOs de empresas sediadas no estado assinaram uma carta pedindo que autoridades estaduais, locais e federais trabalhem juntas para encontrar soluções reais. As empresas afirmaram que o recente tumulto em Minnesota causou “disrupção generalizada e perda trágica de vidas”.

Entre os signatários da carta divulgada pela Câmara de Comércio de Minnesota estão o futuro CEO da Target, Michael Fiddelke; William Brown, presidente e CEO da 3M; Brian Sikes, presidente e CEO da gigante de alimentos Cargill; e Stephen Hemsley, CEO da UnitedHealth.

“Neste momento difícil para nossa comunidade, apelamos à paz e à cooperação focada entre os líderes locais, estaduais e federais para alcançar uma solução rápida e duradoura que permita às famílias, empresas, nossos funcionários e comunidades em todo o Minnesota retomar nosso trabalho para construir um futuro brilhante e próspero”, diz a carta.

Leia mais:
Relação Trump-Groenlândia tensiona laços do MAGA com extrema-direita da Europa
Zelensky diz que conversas entre Ucrânia, Rússia e EUA foram ‘positivas’

Outros signatários incluem: Minnesota Vikings, Mayo Clinic, General Mills, Blue Cross and Blue Shield of Minnesota, Hormel, Medtronic, U.S. Bancorp e Xcel Energy.

A carta não mencionou especificamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou qualquer outro líder político envolvido na situação.

No entanto, afirma que “representantes da comunidade empresarial de Minnesota têm trabalhado diariamente nos bastidores com autoridades federais, estaduais e locais para promover soluções reais”.

“Esses esforços incluíram comunicação próxima com o Governador, a Casa Branca, o Vice-Presidente e prefeitos locais. Existem maneiras de nos unirmos para promover o progresso.”, diz o documento.

O manifesto surge um dia após oficiais federais matarem Pretti, um enfermeiro de unidade de terapia intensiva de 37 anos.

O governo Trump enviou um grande contingente de forças de segurança federais à cidade para executar uma ofensiva contra a imigração e investigar alegações de fraude generalizada no estado.

A morte de Pretti é o incidente mais recente em um impasse tenso entre autoridades de Minnesota e oficiais federais de imigração, que gerou agitação na região. No início deste mês, um oficial do ICE matou a tiros Renee Nicole Good, também cidadã americana.

O governador de Minnesota, o democrata Tim Walz, pediu repetidamente que Trump retire as forças de segurança federais do estado. O governo federal tem resistido a esses apelos e culpado a liderança democrata do estado por não auxiliar em seus esforços.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;