Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Avanço entre EUA e China faz ações de tecnologia e chips dispararem
Publicado 12/05/2025 • 07:15 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 12/05/2025 • 07:15 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Diversos chips na imagem
Laura Ockel/Unsplash
As ações globais de tecnologia e de fabricantes de chips subiram nesta segunda-feira depois que os EUA e a China concordaram em suspender a maioria das tarifas sobre os produtos de cada um.
As ações de tecnologia — como empresas de semicondutores e fabricantes de smartphones — vinham sendo duramente atingidas, já que as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo ameaçavam interromper cadeias de suprimento e prejudicar algumas das maiores empresas dos EUA.
Mas os investidores respiraram aliviados após as conversas entre EUA e China no fim de semana resultarem em uma pausa temporária nas tarifas “recíprocas”.
Nos EUA, a Nvidia — que ainda enfrenta uma série de restrições sobre os chips que pode exportar para a China — subia cerca de 4% nas negociações do pré-mercado, enquanto a AMD avançava 5%. A Broadcom também subia cerca de 5%, assim como a Qualcomm.
Outras empresas da cadeia de suprimentos de semicondutores também registraram altas. A Marvell — que na semana passada adiou um evento com investidores devido à incerteza macroeconômica — disparava 7,5% no pré-mercado.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante de chips do mundo, viu suas ações listadas nos EUA saltarem cerca de 4% no pré-mercado. As ações da TSMC listadas em Taiwan fecharam antes do anúncio sobre as tarifas.
Na Europa, a ASML — fornecedora de equipamentos essenciais para a fabricação dos chips mais avançados — subia 4,5% no início do pregão. A Infineon também registrava forte alta.
Semicondutores e alguns eletrônicos receberam uma isenção das tarifas recíprocas do presidente Donald Trump no mês passado, mas os EUA sinalizaram que essa trégua seria temporária e que esses produtos ainda poderiam estar sujeitos a tarifas especiais.
Os investidores vinham demonstrando preocupação com o impacto sobre grandes empresas de tecnologia, especialmente aquelas com exposição à China, como Apple e Amazon, cujas ações estavam sob pressão neste ano.
A Apple — que ainda fabrica 90% dos seus iPhones na China — disse em seu relatório de resultados neste mês que espera que as tarifas adicionem US$ 900 milhões aos seus custos no trimestre atual. As ações da Apple subiam mais de 6%.
A Amazon subia mais de 8% nas negociações do pré-mercado nesta segunda-feira. Muitos vendedores na Amazon dependem de produtos chineses.
As ações de empresas chinesas de tecnologia listadas nos EUA também subiram. As gigantes do comércio eletrônico Alibaba e JD.com apresentaram altas, assim como a empresa de internet Baidu.
“Com EUA e China claramente em um caminho acelerado rumo a um acordo mais amplo, acreditamos que novas máximas para o mercado e para ações de tecnologia estão agora no horizonte para 2025, já que os investidores provavelmente se concentrarão nos próximos passos dessas negociações comerciais, que ocorrerão nos próximos meses”, disse Daniel Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia da Wedbush Securities, em uma nota nesta segunda-feira.
“Esta manhã representa uma grande vitória para os otimistas e, em nossa visão, o melhor cenário possível após o fim de semana.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%