Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Banco central da Índia mantém taxas estáveis em 5,5% enquanto Trump aumenta ameaças tarifárias
Publicado 06/08/2025 • 08:22 | Atualizado há 17 horas
Publicado 06/08/2025 • 08:22 | Atualizado há 17 horas
KEY POINTS
O banco central da Índia manteve sua taxa básica de juros estável em 5,5% na quarta-feira, diante das crescentes ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
A medida estava em linha com as expectativas de economistas pesquisados pela Reuters e ocorre depois que o Reserve Bank of India divulgou um corte exagerado de 50 pontos-base em sua última reunião em junho.
O governador do RBI, Sanjay Malhotra, em sua declaração de política monetária, afirmou que a decisão foi unânime. Ele observou que, embora os desafios do comércio global persistam, as incertezas geopolíticas “diminuíram um pouco”.
O índice 50 Nifty caiu 0,18% após a decisão, enquanto o Sensex caiu marginalmente. A rupia fortaleceu-se marginalmente, sendo negociado a 87,72 em relação ao dólar.
A mais recente ação do RBI ocorre em um momento em que a Índia enfrenta tensões crescentes com os EUA em relação aos seus laços comerciais com a Rússia. Na segunda-feira, Trump criticou a Índia por comprar petróleo e armas russos, ameaçando impor tarifas mais altas e uma “penalidade” não especificada.
Embora o crescimento interno permaneça “resiliente”, o banco central observou que a perspectiva para a demanda externa ainda é “incerta em meio aos anúncios de tarifas e negociações comerciais em andamento”.
“Os ventos contrários emanados das tensões geopolíticas prolongadas, das incertezas globais persistentes e da volatilidade nos mercados financeiros globais representam riscos para as perspectivas de crescimento.”
Durante a última reunião do RBI, Malhotra afirmou haver espaço limitado para a política monetária sustentar o crescimento devido ao corte de 50 pontos-base em junho. Assim, o RBI mudaria sua postura de “acomodatícia” para “neutra”.
Isso significa que o Comitê de Política Monetária, sendo o principal órgão decisório do RBI, avaliará cuidadosamente os “dados recebidos e as perspectivas em evolução para traçar o curso futuro da política monetária”, disse Malhotra.
Analistas do Bank of America afirmaram em nota de 28 de julho que o RBI “retirou o peso dos mercados” ao realizar um corte antecipado e agressivo. Eles esperam que o banco central faça uma pausa por enquanto, e que mais apoio político só seja implementado se houver uma mudança significativa na perspectiva macroeconômica.
No entanto, os analistas do BofA deixaram a porta aberta para um possível corte de juros ainda este ano — provavelmente no quarto trimestre de 2025 — quando a perspectiva de crescimento do PIB ficar mais clara.
O RBI também manteve sua previsão de crescimento do PIB para o ano fiscal encerrado em março de 2026 em 6,5%, mas cortou sua previsão de inflação para 3,1%, abaixo da projeção anterior de 3,7%.
A última leitura da inflação da Índia ainda parece apoiar um corte de juros, com a taxa de inflação geral em junho atingindo uma nova mínima de seis anos de 2,1%.
O Comitê de Política Monetária do RBI também disse na quarta-feira que a perspectiva de inflação de curto prazo “se tornou mais benigna do que o previsto anteriormente”, enquanto a inflação em 2025 deve permanecer significativamente abaixo da meta do banco central de 4%.
Enquanto isso, a economia da Índia expandiu a uma taxa anual mais rápida do que o esperado, de 7,4% no trimestre encerrado em março, bem acima do crescimento de 6,7% previsto por economistas em uma pesquisa da Reuters.
Esse trimestre marcou o fim do ano fiscal de 2024-25 da Índia, que registrou um crescimento econômico geral de 6,5%, em linha com a estimativa do governo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
O manual de tarifas de Trump vem com um toque de beisebol
Tarifaço de Trump sobre exportações brasileiras entra em vigor hoje
Blockchain Rio 2025 reúne representantes de instituições financeiras da América Latina
Mercado atropela tarifaço e fecha em alta: Ibovespa B3 sobe 1,04%
CNBC Originals: Boicote no Canadá desafia tarifas de Trump e impacta US$ 90 bi da economia dos EUA