CNBC

CNBCKraft Heinz suspende plano de cisão enquanto novo CEO afirma que desafios são ‘solucionáveis’

Mundo

Bolsas americanas recuam mesmo com criação de 130 mil empregos em janeiro

Publicado 11/02/2026 • 18:35 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Dow Jones caiu na quarta-feira, encerrando três altas seguidas, após o relatório de empregos de janeiro não gerar avanço sustentável.
  • O índice de blue chips perdeu 66,74 pontos, ou 0,13%, fechando em 50.121,40. O S&P 500 caiu menos de um ponto, terminando em 6.941,47, enquanto o Nasdaq Composite recuou 0,16%, fechando em 23.066,47.
  • A taxa de desemprego ficou em 4,3%, um pouco abaixo da previsão do Dow Jones de 4,4%.

Foto: Freepik.

O Dow Jones Industrial Average caiu na quarta-feira, interrompendo uma sequência de três altas consecutivas, após o relatório de empregos de janeiro, melhor do que o esperado, não ter conseguido impulsionar um avanço sustentável.

O índice de blue chips perdeu 66,74 pontos, ou 0,13%, fechando em 50.121,40. O S&P 500 caiu menos de um ponto, terminando em 6.941,47, enquanto o Nasdaq Composite recuou 0,16%, fechando em 23.066,47.

O relatório de folha de pagamento não agrícola de janeiro do Bureau of Labor Statistics (que havia sido adiado devido a uma paralisação parcial do governo que terminou em 3 de fevereiro) mostrou um crescimento de 130.000 empregos no mês passado. Economistas consultados pelo Dow Jones haviam projetado um aumento de 55.000 empregos. O número mais recente também representou um aumento considerável em relação a dezembro, que foi revisado para baixo, passando para 48.000 empregos.

A taxa de desemprego ficou em 4,3%, um pouco abaixo da previsão do Dow Jones de 4,4%.

Embora o relatório tenha mostrado os maiores ganhos de empregos em mais de um ano, o crescimento permaneceu concentrado em poucos setores, predominantemente na área de saúde, que adicionou 124.000 postos de trabalho. Isso foi o dobro do crescimento normal registrado em 2025. Além disso, ainda há o espectro de revisões negativas do mercado de trabalho, especialmente após cada mês de 2025 ter sofrido ajustes para baixo. Considerando as revisões anuais de referência combinadas com os ajustes mensais, o crescimento médio mensal de empregos no ano passado foi de apenas 15.000.

“Este é geralmente um bom sinal, como se esperaria, mas certamente ainda não estamos fora de perigo em relação ao mercado de trabalho. ‘Movendo-se na direção certa’ seria uma descrição melhor. A taxa de desemprego está melhorando gradualmente, mas ainda existem muitos sinais de que o mercado de trabalho continua extremamente fraco”, disse Rick Wedell, CIO da RFG Advisory, citando a baixa taxa de demissões voluntárias como exemplo.

“Neste ambiente, é claro que ainda temos um longo caminho a percorrer antes que o mercado de trabalho possa ser considerado ‘sólido’”, acrescentou.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA inicialmente saltaram após o relatório, pois o dado alimentou o otimismo dos investidores de que a economia estava em terreno firme. No pico da sessão, o Dow subiu mais de 300 pontos, ou 0,6%, enquanto o S&P 500 ganhou 0,7% e o Nasdaq subiu 0,9%. No entanto, as chances de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve foram reduzidas, o que pode ter prejudicado esse entusiasmo.

O relatório de empregos segue dados de consumo mais fracos do que o esperado, divulgados na terça-feira. Esse relatório mostrou que os gastos dos consumidores em dezembro ficaram estáveis, não atingindo a previsão de crescimento mensal de 0,4% dos economistas consultados pelo Dow Jones.

Leia mais:
Payroll surpreende, mas revisão derruba força do emprego nos EUA e mercado adota cautela

“Após um longo período em que os prognosticadores ofereciam uma perspectiva morna para a economia, com base em um mercado de trabalho enfraquecido, este dado fornece um ponto sólido a favor de um crescimento econômico robusto, um mercado de trabalho em melhoria e aumento salarial que pode sustentar os gastos do consumidor”, disse Brad Smith, gestor de portfólio da Janus Henderson Investors. “O Fed levará este ponto em consideração ao tomar sua decisão no próximo mês sobre manter as taxas estáveis. Com sua postura de esperar e observar, dependente dos dados, isso certamente pende a favor de manter as taxas.”

As ações de software, que foram um dos principais motores da queda da semana passada devido a temores de disrupção pela inteligência artificial, ficaram sob pressão novamente na terça-feira. A Salesforce caiu 4%, enquanto a ServiceNow recuou 5%. O iShares Expanded Tech-Software Sector ETF (IGV) caiu mais de 2%, ficando quase 30% abaixo de sua máxima de 52 semanas. O fundo entrou em território de bear market no mês passado.

Por outro lado, as ações de empresas que se beneficiariam de uma economia acelerando tiveram alta, assim como aquelas envolvidas na construção de data centers de IA. As ações da provedora de infraestrutura digital Vertiv dispararam 24% após a empresa divulgar resultados do quarto trimestre melhores que o esperado e apresentar uma perspectiva forte para 2026. Outras como Caterpillar, GE Vernova e Eaton também fecharam em alta na sessão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;