7 hábitos de pais que criam filhos com alta inteligência emocional
TikTok em risco nos EUA? Criadores pedem que seguidores migrem para o Instagram e YouTube
Bitcoin dispara em 2024, mas especialistas alertam para volatilidade
Tesla realiza recall de 239 mil veículos nos EUA devido a falha na câmera traseira
Mark Zuckerberg critica Apple por falta de inovação e ‘regras arbitrárias’
Publicado 12/01/2025 • 11:52
KEY POINTS
Kevin Marshall vasculha a propriedade de sua mãe devastada pelo incêndio Palisades, no bairro Pacific Palisades, em Los Angeles, neste sábado, 11 de janeiro de 2025.
JOHN LOCHER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO.
Bombeiros trabalharam durante a noite de sábado (11) na tentativa de conter incêndios florestais massivos ao redor de Los Angeles, enquanto os ventos aumentavam, empurrando as chamas em direção a bairros até então intocados.
Pelo menos 16 pessoas foram confirmadas mortas devido aos incêndios que devastaram a cidade, deixando comunidades em ruínas e testando a resistência de milhares de bombeiros — e milhões de moradores da Califórnia.
Apesar dos esforços heroicos, incluindo ataques precisos de equipes aéreas, o Incêndio Palisades continuou a crescer no sábado (11), avançando para o leste em direção às coleções valiosas do Museu Getty Center e para o norte, rumo ao densamente povoado Vale de San Fernando.
“Estamos à beira de um ataque de nervos”, disse Sarah Cohen ao Los Angeles Times sobre a ameaça à sua casa em Tarzana. “Toda vez que eles jogam água, melhora. Mas depois piora de novo.”
Imagens da área de Mandeville Canyon mostraram uma casa sendo consumida, com uma parede de fogo subindo uma colina para ameaçar outras. Uma breve calmaria nos ventos rapidamente deu lugar a rajadas que, segundo meteorologistas, alimentariam as chamas nos próximos dias.
“Condições críticas de tempo para incêndio infelizmente aumentarão novamente hoje no sul da Califórnia e durarão pelo menos até o início da próxima semana”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia. “Isso pode levar à propagação dos incêndios em andamento, bem como ao desenvolvimento de novos focos.”
No sábado (11), o incêndio Palisades estava 11% contido, mas havia crescido para 23,6 mil acres (9,5 mil hectares), enquanto o Incêndio Eaton estava em 14 mil acres e 15% contido.
Os números oficiais mostram mais de 12 mil estruturas queimadas, mas Todd Hopkins, do Cal Fire, disse que nem todas eram casas, e o número incluiria também edificações auxiliares, veículos recreativos e galpões.
A corrida repentina de pessoas precisando de um novo lugar para morar nos próximos meses parecia que dificultaria a vida dos inquilinos já pressionados na cidade. “Estou de volta ao mercado com dezenas de milhares de pessoas,” disse um homem que se identificou como Brian, cujo apartamento controlado por aluguel foi destruído. “Isso não é um bom sinal.”
Com relatos de saques e um toque de recolher noturno em vigor, a polícia e a Guarda Nacional montaram postos de controle para impedir que as pessoas entrem nas zonas de desastre.
Mas isso deixou os moradores frustrados, enquanto esperam em filas de até 10 horas para tentar voltar e ver o que, se algo, restou de suas casas. Uma mulher, que se identificou como Janelle, disse à emissora KTLA que sabia que sua casa havia desaparecido, mas precisava de “um fechamento.”
“Eu vejo as fotos, vejo os vídeos, e só quero ver com meus próprios olhos,” disse ela, com a voz embargada.
As longas filas deixaram algumas pessoas irritadas com a má gestão, a última reclamação de uma população já enfurecida com hidrantes que ficaram sem água no combate inicial ao fogo.
Autoridades municipais se mostraram unidas no sábado (11) após relatos de uma briga nos bastidores e sugestões de que a prefeita Karen Bass havia demitido seu chefe dos bombeiros. “Como vocês veem aqui, o chefe e eu estamos alinhados em nossa missão número um, e essa missão é nos tirar dessa emergência,” disse Bass aos repórteres.
Uma coletiva de imprensa conjunta, por vezes tensa, ocorreu após a chefe Kristin Crowley reclamar que seu departamento de bombeiros estava com falta de recursos.
Entre os que morreram na tragédia, estava o ex-astro infantil australiano Rory Sykes, que apareceu no programa de TV britânico “Kiddy Kapers” nos anos 1990. “É com grande tristeza que tenho que anunciar a morte do meu lindo filho @Rorysykes nos incêndios de Malibu ontem. Estou totalmente de coração partido,” escreveu sua mãe, Shelley Sykes, nas redes sociais.
Equipes com cães farejadores estavam vasculhando os escombros, com várias pessoas ainda desaparecidas e temores de que o número de mortos aumente.
Uma grande investigação está em andamento para determinar as causas dos incêndios, envolvendo o FBI e o Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), junto com autoridades locais, disse o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna. “Não vamos deixar pedra sobre pedra”, afirmou ele.
“Se isso for um ato criminoso — não estou dizendo que será — se for, precisamos responsabilizar quem fez isso, ou os grupos responsáveis”, acrescentou Luna, pedindo que qualquer pessoa com informações se apresentasse.
Embora a ignição de um incêndio florestal possa ser deliberada, eles são frequentemente naturais e uma parte vital do ciclo de vida de um ambiente.
Mas a expansão urbana coloca as pessoas mais frequentemente em perigo, e as mudanças climáticas — potencializadas pelo uso desenfreado de combustíveis fósseis pela humanidade — estão agravando as condições que dão origem a incêndios destrutivos.
Mais lidas
Brasil e Emirados Árabes fecham acordo de R$ 15 bi em minerais para energia limpa
TikTok em risco nos EUA? Criadores pedem que seguidores migrem para o Instagram e YouTube
'Vamos expandir no crédito em 2025', diz Alexandre Magnani, CEO do PagBank
7 hábitos de pais que criam filhos com alta inteligência emocional
Blue Origin adia lançamento inaugural do foguete New Glenn devido a condições marítimas desfavoráveis