Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Caso Epstein: comitê dos EUA abre caminho para ação penal contra Bill e Hillary Clinton
Publicado 21/01/2026 • 19:00 | Atualizado há 1 hora
Para bater o X: Meta acelera e libera anúncios globais no Threads
Intel volta ao topo: ações saltam 10% e batem recorde antes de balanço decisivo
Como The Weeknd deixou de ser vendedor de loja para se tornar o músico mais bem pago de 2025
OpenEvidence, o ‘ChatGPT para médicos’, dobra valuation e chega a US$ 12 bilhões
Enxurrada de vídeos por IA atinge mais de 1 milhão de canais e pressiona YouTube
Publicado 21/01/2026 • 19:00 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Um comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (21) o início de um procedimento por desacato ao Congresso contra Bill e Hillary Clinton, por se recusarem a depor em uma investigação sobre o criminoso sexual Jeffrey Epstein.
O Comitê de Supervisão da Câmara, de maioria republicana, acusa o ex-presidente e a ex-secretária de Estado democratas de desobedecerem, há uma semana, intimações para comparecerem pessoalmente e prestarem depoimento sobre seus vínculos com Epstein, que morreu na prisão em 2019.
Agora, a Câmara dos Representantes, também dominada pelos republicanos, deverá decidir — em data ainda não definida — se indicia formalmente os Clinton por desacato e os encaminha ao Departamento de Justiça para enfrentarem possíveis ações penais.
Leia mais:
Justiça dos EUA tenta barrar supervisão judicial na divulgação dos arquivos de Epstein
“Nenhuma testemunha, seja ex-presidente ou um simples cidadão, pode desafiar deliberadamente uma intimação do Congresso sem consequências”, disse o republicano James Comer, presidente do poderoso comitê, durante a votação que recebeu apoio de ambos os partidos. “Foi isso que os Clinton fizeram”, acrescentou.
O comitê examina como as autoridades conduziram investigações anteriores sobre Epstein, cuja morte, enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual, foi considerada suicídio.
Os Clinton afirmam que a investigação está sendo utilizada para atacar os adversários políticos do presidente Donald Trump, que, por sua vez, foi amigo de Epstein anos atrás e não foi convocado a depor.
“Donald Trump lidera o encobrimento da Casa Branca sobre os arquivos de Epstein; todos sabemos que o próprio Epstein disse que Donald Trump foi seu melhor amigo durante dez anos”, afirmou o congressista Robert Garcia, líder democrata no comitê.
Trump passou meses tentando bloquear a divulgação dos arquivos vinculados a Epstein. O mandatário e funcionários do Departamento de Justiça são acusados pelos democratas de encobrimento, por terem publicado apenas uma fração dos expedientes do caso, apesar de uma lei exigir a divulgação total dos documentos há mais de um mês.
Até o momento, nem Trump nem os Clinton foram acusados de conduta criminosa relacionada a Epstein.
No entanto, os republicanos sustentam que os vínculos passados do casal democrata com Epstein, incluindo o uso do jato particular de Bill Clinton no início dos anos 2000, justificam um interrogatorio presencial sob juramento.
Os Clinton consideram as intimações inválidas por carecerem de um propósito legislativo claro. Ambos apresentaram declarações juradas por escrito descrevendo o que sabem sobre Epstein e sua cúmplice, Ghislaine Maxwell, que cumpre pena de 20 anos de prisão por tráfico sexual.
Maxwell deve prestar depoimento ao painel em 9 de fevereiro, embora a expectativa seja de que ela invoque seu direito constitucional de permanecer em silêncio.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Quem é o dono do Will Bank? Conheça o executivo por trás da aquisição
4
Will Bank: quem eram os antigos donos antes do Banco Master?
5
Caso Banco Master se amplia após Banco Central liquidar Will Financeira