Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
China adota tom conciliador antes da esperada reunião entre Trump e Xi
Publicado 24/10/2025 • 07:08 | Atualizado há 2 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 24/10/2025 • 07:08 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Wikipedia Commons
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping
PEQUIM — Estados Unidos e China ainda podem encontrar formas de cooperar, afirmou o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, a jornalistas nesta sexta-feira (24), antes da reunião esperada entre os presidentes dos dois países em 30 de outubro.
“O secretário-geral Xi Jinping enfatizou que o diálogo e a cooperação são a única escolha correta para a China e os Estados Unidos”, disse Wang, em mandarim, com tradução da CNBC. “A China, como uma grande nação responsável, sempre se opôs ao desacoplamento e à ‘ruptura das cadeias’, mantendo o compromisso com a segurança e a estabilidade das cadeias globais de suprimentos.”
Leia também:
Wang afirmou que ambos os lados podem encontrar formas de resolver suas divergências “com base no respeito mútuo”. Segundo ele, os dois países podem “encontrar o caminho certo para uma convivência saudável, estável e sustentável nas relações entre China e Estados Unidos.”
Embora a China ainda não tenha confirmado oficialmente o encontro, a Casa Branca informou, durante a madrugada, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Xi Jinping devem se reunir paralelamente à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, na próxima quinta-feira.
Pequim também informou que o vice-primeiro-ministro He Lifeng viajará à Malásia de sexta a segunda-feira para participar de negociações comerciais com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
O ministro do Comércio, Wang, falou durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, após o “Quarto Plenário” — uma reunião de alto nível para discutir metas de desenvolvimento de cinco anos —, que foi concluída na quinta-feira.
Na mesma coletiva, Han Wenxiu, alto funcionário do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, afirmou que a China deve “se empenhar para alcançar grandes avanços” em novos motores tecnológicos, ao mesmo tempo em que promove o consumo e acelera a construção de um novo sistema energético.
“As relações entre grandes potências influenciam a conjuntura internacional, e as mudanças nessa conjuntura impactam profundamente o desenvolvimento interno da China”, disse Han, que é vice-diretor executivo do Escritório de Assuntos Financeiros e Econômicos do Comitê Central.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Copa do Brasil: qual o valor do prêmio para o segundo lugar?
3
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Baterias entram de vez no setor elétrico: nova lei cria regras para armazenamento de energia