Indústria da China em alerta: lucro do setor cai 10%
Publicado 27/11/2024 • 10:30 | Atualizado há 5 meses
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 27/11/2024 • 10:30 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Os lucros industriais da China caíram 10% em outubro em relação ao ano anterior, em mais um sinal de que as medidas de estímulo de Pequim ainda não conseguiram reverter a queda nos ganhos das empresas.
Isso ocorreu após uma queda de 27,1% em setembro, a maior desde março de 2020. Os lucros industriais são um indicador importante da saúde financeira das fábricas, minas e serviços de utilidade pública na China.
Nos primeiros dez meses do ano, os lucros das empresas industriais chinesas diminuíram 4,3% em relação ao ano anterior, informou o Escritório Nacional de Estatísticas em um comunicado na quarta-feira (27). Isso se compara a uma queda de 3,5% nos primeiros nove meses.
Dados recentes indicam que as últimas medidas de estímulo de Pequim já ajudaram alguns setores da economia, mas não o suficiente para compensar as pressões deflacionárias persistentes. Veja:
Por outro lado, as vendas no varejo em outubro superaram as expectativas com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior, e a taxa de desemprego caiu para 5%, abaixo dos 5,1% de setembro.
A segunda maior economia do mundo cresceu em seu ritmo mais lento no terceiro trimestre desde o início de 2023, enfrentando um consumo doméstico fraco e uma prolongada crise no setor imobiliário.
Desde o final de setembro, as autoridades chinesas intensificaram os anúncios de estímulo para sustentar a economia em dificuldades e alcançar a meta de crescimento do governo de “cerca de 5%”.
A China está programada para divulgar seu índice oficial de gerentes de compras do setor manufatureiro para novembro no sábado (30). O PMI oficial deve ser de 50,3, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas, uma expansão ligeiramente maior do que os 50,1 de outubro.
Uma leitura acima de 50 indica expansão na atividade, enquanto uma abaixo desse nível sugere contração.
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Embraer registra carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no 1º trimestre