Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nvidia é autorizada a vender chip mais avançado, para a China, mas será que país vai querer comprá-lo?
Publicado 09/12/2025 • 15:57 | Atualizado há 7 horas
Representante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China
Conheça novo ETF com 10 ativos que promete virar “S&P das criptos”
Nvidia é autorizada a vender chip mais avançado, para a China, mas será que país vai querer comprá-lo?
Os investidores estão adorando a novela entre Paramount, Warner Bros. e Netflix; entenda
Google vira alvo de investigação antitruste da UE por uso indevido de conteúdo em IA
Publicado 09/12/2025 • 15:57 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Divulgação/Nvidia
Chip da Nvidia
A Nvidia agora tem aprovação do governo dos Estados Unidos para vender seus chips de IA H200 mais avançados para a China. Mas a questão é se Pequim deseja ou permitirá que as empresas os comprem.
A empresa pode enviar seu chip H200 para “clientes aprovados”, desde que o governo dos EUA receba um corte de 25% dessas vendas. Anteriormente, a empresa estava efetivamente proibida de vender semicondutores para a China no início deste ano, mas desde julho tentava retomar as vendas do H20, um chip menos avançado projetado especificamente para cumprir as restrições de exportação.
Relatórios sugeriram que Pequim proibiu as empresas locais de comprar o H20. Como resultado, a Nvidia não está contando com grandes vendas na China em suas previsões. Após a suspensão da proibição, o Financial Times relatou que a China “limitaria o acesso” ao H200, citando fontes não identificadas.
O H200 é um dos chips mais avançados da Nvidia para treinamento e execução de IA no mercado, mas a China tem feito um esforço para se desvincular da tecnologia americana e impulsionar o desenvolvimento local de semicondutores para IA.
“Embora essa medida reabra a porta para receita dos EUA, o trem estratégico já partiu”, disse Neil Shah, sócio da Counterpoint Research, à CNBC nesta terça-feira (9).
Huang disse em uma entrevista à Bloomberg em maio que os produtos de semicondutores da gigante de tecnologia chinesa Huawei para IA são “provavelmente comparáveis” ao H200 da Nvidia.
Leia mais:
Empresa da Alphabet ultrapassa 450 mil corridas pagas e compete com a Tesla
Apple em xeque: crise de liderança abala cúpula de Tim Cook
Huawei tem intensificado sua linha de produtos de IA Ascend e usado clusters maciços de chips para tentar obter um desempenho que esteja à altura da Nvidia.
Com o impulso da China para a autossuficiência resultando em produtos avançados, Pequim vai querer permitir que suas empresas locais comprem produtos americanos da Nvidia?
“Isso torna a autossuficiência doméstica a única estratégia viável a longo prazo para Pequim”, disse Shah.
Donald Trump, presidente americano, disse que o presidente chinês Xi Jinping “respondeu positivamente” à aprovação das exportações do H200 para a China.
O H200 é muito mais avançado do que o H20, o que pode ser tentador para a China. Enquanto isso, o CEO da Alibaba, Eddie Wu, disse que havia escassez de suprimentos em toda a cadeia de suprimentos de semicondutores.
“Acho que haverá demanda pelo H200, pois é um chip melhor que o H20 e há escassez de chips na China”, disse Ben Barringer, chefe de pesquisa de tecnologia da Quilter Cheviot, à CNBC na terça-feira.
A indústria de semicondutores da China permanece atrás da dos EUA e de outros lugares. As alternativas domésticas à Nvidia permanecem atrás em desempenho.
“A diferença entre Nvidia, AMD e Huawei e outras [empresas] ainda é bastante ampla quando se trata de desempenho e eficiência energética.”
“A longo prazo, nos próximos cinco a dez anos, a estratégia de ‘autossuficiência’ da China para sua própria tecnologia e inovação não mudará. Jensen Huang, da Nvidia, tem uma boa janela de tempo para vender o H200, mas não será para sempre”, disse George Chen, sócio e co-presidente, prática digital, do The Asia Group, à CNBC.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo é primeiro clube brasileiro a ultrapassar R$ 5 bilhões em valor de mercado; veja como está o novo ranking
2
Bets movimentaram R$ 27,7 bilhões no Brasil até setembro
3
Quando acontece o jogo do Flamengo no Intercontinental da FIFA?
4
Fabricante do Mounjaro vai investir bilhões em novo remédio contra a obesidade; entenda
5
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?